SOP acompanha serviços de engenharia para ampliação de leitos

26 de março de 2021 - 11:24

Airton Lima Jr. - Ascom SOP - Texto
Carlos Gibaja - Foto

Durante a pandemia de Covid-19, entre as diversas medidas adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento à doença, destaca-se a crescente implantação de leitos hospitalares, sejam de enfermaria ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para ampliar a capacidade de atendimento da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Nesta segunda onda, já são quase 4.500 leitos criados exclusivamente para pacientes com a doença.

Nesse contexto, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) também vem desempenhando sua contribuição ao acompanhar a execução de alguns destes serviços. Exemplo disso é o caso da recente ampliação no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, onde foram necessários serviços de engenharia para configuração da nova ala. A entrega foi realizada pelo governador Camilo Santana na segunda semana de março.

Quando reformas e ampliações da estrutura predial, adaptações dos sistemas elétricos, hidráulicos e hidrossanitários, bem como construção de instalações para gases medicinais são requisitados para o funcionamento adequado dos leitos, entre outros serviços, a SOP é acionada como interveniente técnico, executando um trabalho de inspeção de cada etapa da obra.

“De acordo com a avaliação da Sesa e ao sermos demandados pelo Governo, atendemos prontamente a solicitação enviando nossa equipe de técnicos ao local, para checar as condições estruturais do hospital, identificar os possíveis ambientes que receberão os novos leitos e fiscalizar a execução dos serviços”, explica o diretor de Engenharia de Edificações da SOP, Cláudio Brito.

Posteriormente, fica a cargo da Sesa a aquisição de equipamentos, aparelhagem hospitalar e mobília que irá compor as unidades, sendo todo o processo realizado de forma ágil e em caráter de urgência para gerar o maior número de vagas possível nas enfermarias e UTIs da rede de Saúde do Estado.