Urca protocola projeto do Curso de Medicina junto ao Conselho Estadual de Educação

1 de abril de 2021 - 12:40 # # # #

Ascom Urca

A Universidade Regional do Cariri (Urca), participou de audiência pública da Câmara Municipal do Crato sobre o projeto de criação do curso de Medicina, protocolado junto ao Conselho Estadual de Educação logo depois de passar pelas instâncias da Urca (CEPE e CONSUNI).

Participaram da audiência, no último dia 30, o Reitor da instituição, Professor Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior, e o Vice-Reitor, Professor Dr. Carlos Kleber de Oliveira. A audiência foi requerida pelo vereador Tiago Esmeraldo, que na ocasião presidiu a reunião, além de contar com a presença do Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o médico Bernardo Brito, e José Flávio, presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e vereadores.

Todo o processo de elaboração do curso, dados relacionados à história da Medicina no Cariri e seus pioneirismos, à saúde, potencial da URCA na área, além dos procedimentos necessários para que o curso comece a funcionar no segundo semestre deste ano, com o cumprimento do cronograma estabelecido desde os primeiros trâmites, e que vêm sendo cumprido à risca mesmo diante do quadro de pandemia, foram esclarecidos pelo Reitor, durante a audiência.

Ele ainda ressaltou que haverá uma visita dos integrantes do Conselho Estadual de Educação (CEE) ao local onde será instalado o curso, no Seminário São José, o que deverá ocorrer logo que seja vencido esse momento de gravidade da pandemia.

O Reitor agradeceu à Câmara Municipal todo o apoio que tem sido mantido, além de destacar as importantes parcerias até o momento, que têm sido fundamentais, a exemplo do Governo do Estado, Prefeitura do Crato, o trabalho da Comissão Especial de Elaboração do projeto, e do coordenador da Fiocruz no Ceará, dr. Carlile Lavor, que tem se empenhado na construção dessa grande conquista para a URCA, o Crato, o Cariri e Centro-Sul, e as Universidades parceiras do projeto, UFCA e Uece.