Quase 80% dos jovens do Superação já receberam seus tíquetes do Vale-Gás Social

16 de abril de 2021 - 16:24 # # # # # # #

Ascom SPS - Texto e Fotos

“Receber o Vale Gás Social é uma bênção. Nesse momento de pandemia, principalmente, toda solidariedade, toda ajuda é bem-vinda. O gás veio em boa hora. Agora, vou poder cozinhar direito o mingau dos meus filhos”. A declaração emocionada é de Vitória Rodrigues, 21 anos, mãe de duas crianças, de dois e seis anos, e residente no bairro Pirambu, após receber o tíquete do Vale Gás Social, benefício concedido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, para amenizar os efeitos da pandemia da Covid 19.

Assim como ela, Micaele de Souza e Silva festeja o benefício. “Recebi meu Vale-gás, agora, no Cepid (Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência). Estou muito feliz. Vai nos ajudar muito aqui em casa, porque a situação está bem apertada”, revela Micaele, 20 anos, mãe de uma criança de dois anos. Residente no bairro Barra do Ceará, ela diz que está fazendo curso de manicure no programa Superação, para realizar seu sonho de abrir o próprio salão de beleza.

Vitória e Micaele são duas das 602 participantes do Programa Superação, contempladas com o benefício, concedido pelo Governo do Ceará. Desse total, 80% já receberam o Vale Gás, que também está sendo distribuídos para outras 130.314 famílias beneficiadas nesse primeiro lote, nos 184 municípios cearenses neste ano.

“O Superação é um programa social e econômico, que abre portas, que viabiliza a reintegração de jovens na sociedade, por meio da formação cidadã, da qualificação para o trabalho e o empreendedorismo. Nada mais justo que esses jovens sejam contemplados com o Vale Gás”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Com o marido desempregado há quase um ano, Vitória acrescenta que a chegada do gás de cozinha vai lhe dar mais tranquilidade para continuar com as aulas do Programa. “Estou bastante empenhada, procurando um recomeço. E acredito que o Superação pode me oferecer isso”, complementa. O programa é desenvolvido pela Vice-Governadoria do Ceará, em parceria com a SPS, e assiste jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 15 e 19 anos, que não estudam ou trabalham.

Entregas

“Acreditamos que até sábado, concluiremos a entrega de todos os tíquetes. A gente percebe a alegria dos jovens ao receberem o benefício”, relata o coordenador técnico do Superação, Carlos Viana. “Quem ainda não recebeu, já pode vir pegar”, avisa Viana.

Os tíquetes, que dão direito a uma recarga no botijão de gás de 13kg, estão sendo entregues aos jovens no CITS do Conjunto Ceará, ABC Palmeiras, NAPAZ Curió, Cepid, CRAS Messejana e Joaci Pereira, no Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros, no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), dentre outros equipamentos públicos.

O Vale Gás Social vai contemplar 255 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, que são beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34.