Vale Gás Social: “Isso na minha mão não é só papel. É comida na mesa da minha família

19 de abril de 2021 - 16:58 # # # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Tiago Stille - Ascom Casa Civil - Fotos

A manhã desta segunda (19) foi de alegria para Claudiana Almeida. Moradora do conjunto Palmeiras, ela comemorou a chegada do Vale Gás Social no CRAS do bairro onde mora. “Isso na minha mão não é só um papel. É comida na mesa da minha família”, afirma ela, que trabalhava com o marido produzindo lembrancinhas de aniversários, mas, por conta da pandemia, suspendeu as atividades. “Ontem eu não sabia o que fazer. O gás acabou e não tinha dinheiro para comprar mais. Esse benefício foi um presente para mim, meu marido e minha filha”, conta. Assim como Claudiana, outras 17.273 famílias de Fortaleza deverão receber o Vale Gás Social até a próxima semana.

O Vale Gás Social é um benefício do Governo do Ceará, entregue pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a famílias em situação de vulnerabilidade social. A titular da SPS, Socorro França, acompanhou a entrega no CRAS Palmeiras e ressaltou: “Aqui no conjunto Palmeiras nós temos muitas mães que são as chefes de família, são as responsáveis por alimentar os filhos. Hoje, elas vieram buscar muito mais que um benefício do Governo. Elas vieram garantir a possibilidade de continuarem colocando comida na mesa de seus familiares”.

Socorro França lembra que o Vale Gás Social vai auxiliar, neste ano, 255.577 famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado. E ressaltou que esse benefício se soma a outros já anunciados pelo governador Camilo Santana como a ampliação do valor do Cartão Mais Infância e do total de famílias beneficiadas com o programa de transferência de renda.

Jéssica Rodrigues (23) foi a primeira moradora do Conjunto Palmeiras a receber o benefício. Com a filha mais nova nos braços, ela se emocionou ao contar da importância do auxílio nesse momento de pandemia “Essa é a segunda vez que eu recebo o Vale Gás e saio daqui com o coração mais tranquilo, porque sei que eu e meus três filhos vamos ter comida na mesa”, explica Jéssica, que cuida sozinha da casa e dos filhos.

Na Capital, serão contempladas com o benefício 35 mil famílias. O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Fortaleza, Cláudio Pinho, destacou que este é um momento complicado para todos, principalmente para as famílias de baixa renda. “A Prefeitura e Governo do Estado têm unido forças e realizado diversas ações para auxiliar a população neste momento de isolamento social necessário. Nós já entregamos mais de 80 mil cestas e agora, em parceria com a SPS, estamos entregando o benefício do Vale Gás para auxiliar as famílias fortalezenses. Aproveito para lembrar que os beneficiários podem se informar através do número 156 sobre seu cadastro e data de recebimento do Vale Gás”, pontua.

No próximo mês de maio será entregue o segundo lote do benefício. O Governo do Estado não tem medido esforços para que os programas sociais cheguem às casas dos cearenses que, como Karine Costa (30), estão cumprindo o isolamento social e precisam desse auxílio para arcar com as despesas mais básicas da casa.

Karine é diarista e por conta da pandemia precisou parar de trabalhar para respeitar o isolamento social e proteger sua família. “Meu marido e minha filha dependem completamente de mim, e como não estou trabalhando eu preciso desta ajuda para colocar comida dentro de casa. O dinheiro que eu usaria para comprar o gás, agora vai ajudar nas compras do mês”, frisa Karine Costa.