PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cadastro Estadual de Vacinação: população incluída na 3ª fase deve especificar comorbidade

22 de abril de 2021 - 08:15 # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom da Sesa - Texto
Francisco Oliveira, Iza Machado e Saulo Cruz - Arte gráfica

Alguns municípios cearenses devem seguir em breve para a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19. O avanço nas fases de imunização, contudo, depende do envio das doses pelo Ministério da Saúde. Nesta etapa, serão convocadas as pessoas com comorbidades – doenças crônicas – e com deficiência permanente grave. Por isso, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a importância da checagem dos dados registrados no Cadastro Estadual de Vacinação.

Para as localidades que irão para o terceiro momento da imunização, a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, recomenda que as gestões municipais incentivem a atualização do Cadastro, disponível na plataforma Saúde Digital. “Na próxima semana, alguns municípios poderão progredir para a fase 3, que contempla as pessoas com comorbidades, e é importante que as pessoas preencham ou atualizem o Cadastro”. Caso não haja atualização das informações, a inscrição pode ser invalidada e a pessoa não será convocada para a vacinação.

De acordo com a estimativa populacional do Plano de Operacionalização para Vacinação contra a Covid-19, 627.572 pessoas no Estado têm comorbidades e 406.137, deficiência permanente.

Pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, fibrose cística, asma grave são algumas das doenças que devem ser acrescentadas ao cadastro. Veja a lista de outras comorbidades mais abaixo.

Transparência

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Ceará, a Sesa disponibiliza diariamente, por meio do Vacinômetro, o quantitativo de doses recebidas, distribuídas aos municípios e aplicadas – inclusive por grupos populacionais.

Na ferramenta, há também a lista de municípios que aderiram ao Cadastro Estadual de Vacinação, os indicadores, a lista de cadastrados e um FAQ com as principais dúvidas levantadas pela população.