Balcão do Cidadão atende comunidades mais vulneráveis durante a pandemia

3 de maio de 2021 - 12:54 # # # # #

Camille Soares - Ascom SPS - Texto
Tiago Stille - Foto

O Balcão do Cidadão volta a ofertar atendimento em comunidades do Estado, reduzindo a demanda por emissão de RG. Nesta semana, a comunidade do Gereba, no bairro Jangurussu, em Fortaleza, e indígenas da etnia Tapeba, em Caucaia, recebem os serviços de cidadania do Balcão. O equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, bem como presta orientações sobre seguro-desemprego e emissão de carteira do trabalho.

“Estamos levando os nossos serviços para mais perto das comunidades. São ações que ajudam a reduzir a demanda nas nossas unidades e, principalmente, ofertar um serviço essencial respeitando as vulnerabilidades nesse momento de pandemia”, destaca a titular da SPS, Socorro França. “Nessas comunidades, muitas pessoas têm dificuldades com telefonia e acesso à Internet. Portanto, nada mais justo do que levar os serviços do Balcão diretamente a elas”, destaca o coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa. Para solicitar o balcão, as comunidades de Fortaleza ou Região Metropolitana podem enviar e-mail para cocid@sps.ce.gov.br

O Balcão do Cidadão vai atender os usuários da comunidade Gereba, no Cuca do Jangurussu, nas próximas terça-feira e quarta-feira, dias 4 e 5 de maio. A ação conta com a parceria do Cuca, que disponibilizou transporte para levar os moradores da comunidade ao equipamento público. O atendimento aos indígenas será feito na Escola Indígena dos Tapebas, na quinta-feira, dia 6 de maio.

Em Fortaleza, os serviços de cidadania da SPS estão disponíveis, por agendamento, nas unidades do Vapt Vupt de Antônio Bezerra e de Messejana, e na Casa do Cidadão do Benfica. Agende o seu:

No Vapt Vupt : www.meuvaptvupt.com.br

Nas Casas do Cidadão https://minhaagendavirtual.com.br/casadocidadao