Marca do amor: mães recebem cartinhas com imagem dos pés dos bebês internados no HGWA

6 de maio de 2021 - 11:41 # # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom do HGWA - Texto e fotos

Cartinhas com o carimbo no formato dos pés dos 24 bebês internados no HGWA serão entregues às mães

O Dia das Mães será bem especial para Faiane Rosendo. Com a chegada da pequena Elisa da Silva, a jovem vai passar a data no papel de mãe pela primeira vez. Nascida de forma prematura, a bebê precisou ser internada e encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

Elisa nasceu de 31 semanas, após complicações no parto. Sem ainda conhecer o seu lar, a recém-nascida recebe os cuidados necessários para sua recuperação. Além de Faiane, outras mães aguardam a alta dos pequenos. Para amenizar as dificuldades desse momento, a equipe de Psicologia do HGWA, em parceria com os profissionais de saúde do setor de Cuidados, preparou uma surpresa: a produção de cartinhas com o carimbo no formato dos pés dos 24 bebês internados atualmente na UTI Neonatal. A imagem dos pezinhos, que formam um coração, será entregue às mamães.

Faiane lembra que está no HGWA desde o dia 24 de abril e não abre mão de estar presente todos os dias ao lado da filha. “É muito gratificante. Agradeço a Deus e a toda a rede de apoio do hospital, que contribuiu muito para a evolução dela. Ela veio para o berçário e me falaram que a alta dela seria bem mais rápida junto da minha presença. Sou mãe de primeira viagem e, por mais que tenha tudo na teoria, na prática é tudo diferente, ainda mais ela sendo prematura. Já me falaram que ela está bem próxima de ter alta. Provavelmente vamos passar o Dia das Mães juntas em casa”, comemora.

Faiane Rosendo vai comemorar o Dia das Mães pela primeira vez

Após receber a cartinha, a primeira “escrita” pela bebê, Faiane diz ter sentido gratidão e alívio: “É muito emocionante. Tive eclampsia, e estou viva graças a Deus e à equipe médica. Estou tendo a graça de ver esse lindo presente com os pezinhos da minha filhinha”, emociona-se.

Aproximação

A psicóloga Joyce Hilário Maranhão explica que esse é apenas um dos projetos que são implantados para aproximar os bebês das mães. Nesta ação específica, o cuidado é ainda maior, já que se trata da data mais importante de celebração da maternidade.

“Temos vários projetos nessa mesma linha, já que nem todas as mães podem estar todos os dias aqui. É uma oportunidade para que elas acompanhem o crescimento do bebê. Queremos vincular esse bebê a essa família e que a mãe também se sinta acolhida pela equipe de saúde”, detalha.