Emoção e alegria marcam o Dia das Mães no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci

10 de maio de 2021 - 17:12 # # # # # # #

Débora Morais - Ascom Helv - Texto e Fotos


Mães internadas no Helv receberam homenagens no domingo (9)

Dia das mães é para celebrar, reunir a família, presentear. Mas, em decorrência da pandemia de Covid-19, os festejos de domingo (9) não foram possíveis – não como deveriam. Para quem passou a data internado em um hospital ou mesmo trabalhando, no entanto, e não pôde estar com a família, o dia também foi de emoção. No Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), as pacientes que são mães receberam homenagens.

A ação envolveu a distribuição de refeição especial com mensagens dos familiares e apresentação musical de um grupo de cantores formado por colaboradores do hospital, na qual foram entoadas músicas de Roberto Carlos e hinos que homenagearam as mamães. A apresentação ocorreu nos corredores e UTIs da unidade.

Trabalhadores do hospital cantaram para pacientes em homenagem ao Dia das Mães

Maria Eli de Lima Freire, de 61 anos, foi uma das pacientes que não conteve a emoção. Internada há três dias por causa da Covid-19, ela lembrou da mãe, já falecida, e dos cinco filhos que estão em casa, em Lagoa Funda, no município de Morada Nova. “Eu senti alegria e, no mesmo instante, uma tristeza, porque tem dois anos que a minha mãe se foi e a saudade bateu, mas fico muito feliz por vocês terem feito isso e por ter recebido uma carta. Eu tô longe dos meus filhos, mas, para mim, foi mesmo que ter sido uma homenagem da família”.

Hospital proporciona iniciativas de bem-estar para tornar ambiente mais acolhedor

A hospitalização geralmente causa angústia ao paciente e ao familiar. Por isso, o Helv tem uma preocupação constante em criar um ambiente mais acolhedor, e iniciativas como esta proporcionam momentos de bem-estar para os pacientes internados. “A música faz bem para o corpo e alma: ela é universal. O que você fala e leva para o paciente à beira do leito, ele capta. E, neste Dia das Mães, trouxemos músicas que permitem uma reflexão sobre a importância de celebrarmos momentos como este”, explica a enfermeira e musicoterapeuta Alessandra Mororó.

Colaboradoras mães

As colaboradoras que trabalham na unidade e que são mães também puderam aproveitar as homenagens. As equipes dos setores de Eventos e Nutrição prepararam um mural com fotos delas e de seus filhos, além de um café da manhã especial. As profissionais Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) também receberam um momento de atenção com entrega de lembrancinhas e o “corredor do cuidado”, atividade lúdica com foco em comentários positivos para os trabalhadores.

Trabalhadoras do hospital também foram contempladas com a ação e receberam um mural com fotos e café da manhã especial

A técnica de enfermagem Dalvaci Rodrigues trabalha na clínica Covid VI e se sentiu muito grata pela homenagem. “Esse momento é importante não só para nós colaboradores, mas também para os pacientes e acompanhantes, pois tem pessoas aqui que são mães, avós e que estão longe dos seus filhos e netos, então acho muito importante lembrarmos desse dia e mostrar que ele é especial”.