Sema finaliza consulta pública para criação da APA Berçários da Vida Marinha

20 de maio de 2021 - 16:07 # # # # # # #

Ascom Sema - Texto e Foto

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), por meio da Célula de Conservação da Diversidade Ambiental (Cedib) da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), com o apoio da equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (Funcap/Sema/Semace) e em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí, Universidades, Aquasis e Fundação Brasil Cidadão, finalizou a etapa de consulta pública referente ao processo de criação de uma nova Unidade de Conservação (UC) denominada “Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha”, categoria de Uso Sustentável, inserida integralmente no município de Icapuí.

Nos dias 12, 13 e 14 de maio foram realizadas reuniões com a comunidade e autoridades locais de Icapuí, totalizando, nos três dias, mais de 100 participantes, sempre com a participação integral do Secretário de Meio Ambiente, Artur José Vieira Bruno, o Cientista-Chefe em Meio Ambiente, Professor Marcelo Soares (Labomar/UFC), que apresentou os estudos de criação da APA, e a orientadora de Célula Cedib/Cobio, Andréa Moreira. O objetivo dessas reuniões foi a discussão e esclarecimentos de dúvidas relacionadas à proposta de criação da nova APA.

A consulta pública foi realizada na quarta-feira (19) de forma remota, relativa à proposta de criação da APA Berçários da Vida Marinha, uma das etapas essenciais do processo de criação de UC, seguindo às orientações relacionadas às medidas de isolamento social, por conta da Covid-19, com início às 9h, e transmitida por meio do canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Icapuí.

Todos os questionamentos realizados foram respondidos pela equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (Funcap/Sema/Semace), Sema e Prefeitura. A reunião contou com a participação de 358 pessoas pelo Youtube e sala do Google Meets.