Vídeo sobre edital de concurso da Sefaz desinforma ao citar teor ideológico e ausência de conteúdos em Conhecimentos Básicos e Específicos

27 de maio de 2021 - 17:16 # # # #


São falsas as informações de vídeo que circula nas redes sociais a respeito do conteúdo programático do concurso da Sefaz-CE. O certame, que prevê em edital 94 vagas de nível superior (contando cadastro de reserva), é organizado em três fases: a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; c) avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Nos objetos de avaliação, que têm abordagem estritamente acadêmica, para todos os cargos constam os seguintes tópicos de Conhecimentos Básicos, próprios a certames da área fazendária: Administração Pública; Ética na Administração Pública, Sociologia do Direito e Educação Fiscal; Finanças Públicas; Informática; Matemática e Raciocínio Lógico; Legislação Tributária do Estado do Ceará; e Economia.

Entre os itens previstos como parte do embasamento teórico para discussão de conceitos importantes em Ética na Administração Pública, Sociologia do Direito e Educação Fiscal constam correntes de pensamento distintas (Positivismo, Marxismo e Historicismo), sem viés ideológico na orientação do conteúdo programático para as provas. No total, são 99 itens elencados em Conhecimentos Básicos, que podem ser consultados, junto com os objetos de avaliação e a íntegra do edital, no Diário Oficial do Estado do dia 21 de Maio de 2021.

A avaliação dos conhecimentos em Língua Portuguesa será realizada na segunda fase. Consta no edital: “9.7.4 A prova discursiva será avaliada quanto ao domínio do conteúdo dos temas abordados — demonstração de conhecimento técnico aplicado — bem como quanto ao domínio da modalidade escrita da língua portuguesa”.

O edital também é claro sobre a previsão de Conhecimentos Específicos em Direito Constitucional para todos os cargos, com diferentes objetos de avaliação conforme o perfil da vaga à qual o candidato concorre.