Praça Luíza Távora ganha 134ª brinquedopraça do Ceará

1 de junho de 2021 - 18:24 # # # # # # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto
Ariel Gomes - Fotos

A Praça Luíza Távora, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza, conta agora com um equipamento que estimula o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de crianças entre 3 e 12 anos de idade, através do ato de brincar. Trata-se da 134ª brinquedopraça concluída pelo Governo do Ceará, que, nesta terça-feira (1°), recebeu a visita da primeira-dama do Estado, Onélia Santana. Com isso, já são 273 os equipamentos voltados para o desenvolvimento infantil entregues à população cearense dentro do Programa Mais Infância Ceará.

“Uma série de intervenções estão sendo realizadas aqui na Praça Luíza Távora, como esse espaço de lazer para as crianças e a calçada interativa, com a amarelinha. Esse equipamento vai estimular bastante nossos filhos, no seu pleno funcionamento, com brinquedos convencionais e inclusivos. Infelizmente, a pandemia não permite que possamos fazer solenidade de entrega, mas entendam essa visita como um ato de entrega”, ressalta a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Com uma área de 300m², o espaço possui piso anti-impacto e brinquedos infantis: casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, escorregadores com balanço triplo, duas gangorras, dois brinquedos em mola, uma gangorra dupla frontal e um balanço frontal, estes dois últimos brinquedos inclusivos, o que permite que bebês de colo e crianças com deficiência se divirtam no espaço.

Frequentadora assídua do local, a autônoma Wyara Ximenes tem levado as filhas para brincar no local e aprovou a instalação do equipamento. “Achei muito importante o piso anti-impacto, além de ver que todos os brinquedos são super seguros. Integrar todas as crianças num mesmo local é pensar na diversão de todos. Por isso, é fantástico ver essa atenção com os brinquedos inclusivos”, destaca.

Educação Ambiental

Durante a entrega de equipamentos do Programa Mais Infância Ceará, o plantio de árvores frutíferas e ornamentais nativas de cada região do Estado vem sendo realizado nos municípios cearenses, totalizando 2.500 mudas plantadas e 2 mil doadas. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. Na Praça Luíza Távora, 163 mudas foram distribuídas pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), na promoção da educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável.

Brinquedopraça

Integra o Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, e já foram instalados um total de 134 espaços de diversão infantil em todo o Ceará, dos quais 20 estão na Capital. Mais 259 equipamentos estão em fase de execução ou licitação.