Nutec e UFC inauguram Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes nesta sexta-feira (25)

24 de junho de 2021 - 12:29 # # # # # #

Louise Mezzedimi - Ascom Nutec

O evento acontecerá de forma on-line, às 9 horas, via canal do YouTube

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), inaugura, nesta sexta-feira, dia 25 de junho, o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse). O evento acontecerá de forma on-line, às 9 horas, pelo canal do YouTube do Nutec (Nutec CE). Para participar é necessário o cadastro prévio, faça o seu clicando aqui.

Para o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, o novo laboratório dará melhores condições de atendimento à indústria. “O Larse representa um avanço grande na oferta de serviços especializados na área, com equipamentos e infraestrutura modernos que garantem atendimentos mais rápidos e eficazes”, frisa Magalhães.

O Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes é um projeto pioneiro no Ceará. O projeto surgiu de uma parceria entre Nutec e UFC para o atendimentos às indústrias, órgão ambientais e consórcios de resíduos sólidos, tanto na prestação de serviços e consultorias tecnológicas, bem como no desenvolvimento de soluções inovadoras no tratamento de efluentes e resíduos sólidos.

O laboratório possui diversas linhas de pesquisa e uma equipe composta por mestres e doutores, além de profissionais capacitados nas normas ISO 17025, boas práticas de laboratório e cálculos de incerteza de medição.

Para o coordenador do Larse, Ari Clecius, o laboratório possui serviços que permitem que as empresas estejam de acordo com as legislações ambientais. “Oferecemos uma gama de serviços de análises exigidas por diversas normas ambientais, sejam elas federais, estaduais ou municipais, como Coema n° 02/2017 e NBR 10004 para classificação de resíduos”, enfatiza.

Ronaldo Stefanutti, coordenador do laboratório por parte da UFC, destaca a importância do equipamento para o desenvolvimento de pesquisas. “A inauguração do laboratório também é importante aos objetivos acadêmicos, com a sua utilização na formação de pesquisadores dos cursos de graduação, pós-graduação (mestrados e doutorados), além de estágios. O Larse abre oportunidades de aproximar a universidade da população, com a possibilidade de realização de trabalhos nas áreas de desenvolvimento regional associado à área ambiental”, observa.