Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco recebe inscrições para o 4º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social até 4 de julho

30 de junho de 2021 - 16:05 # # # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom EGSIDB - Texto

O programa de pesquisas recebe inscrição de projetos baseados nos temas da cultura alimentar e gastronomia social até 4 de julho

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para a seleção de projetos de pesquisa para o 4º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 4 de julho, no Mapa Cultural do Ceará.

O Laboratório de Criação é um processo formativo de pesquisa na seara da Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Por não ser um curso, tem uma dinâmica própria de funcionamento, como regime de imersão, por meio de processos formativos transdisciplinares desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. No total, são quatro vagas e os selecionados receberão bolsa de apoio, orientação de mentores que conduzem a qualificação dos projetos, oficinas e palestras. As atividades acontecem de forma on-line e presencial.

Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, residência comprovada no estado do Ceará por no mínimo três anos e cadastro válido no Mapa Cultural do Ceará. Vale destacar, que serão priorizados para seleção, candidatos que integrem e/ou representem coletivos, comunidades, associações, cooperativas e grupos, formais ou informais, que tenham potencial de dividir, difundir e levar à implementação dos resultados das pesquisas desenvolvidas.

De acordo com Lina Luz, coordenadora de Cultura Alimentar da EGSIDB, o Laboratório tem o objetivo de difundir, aprofundar conhecimentos e experiências teóricas e práticas, na perspectiva de inovação e projeção da cultura cearense, de modo a fomentar o debate crítico sobre história, costumes, valores, hábitos alimentares, mercado, tecnologias, técnicas e tendências. Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, destaca que o papel da instituição de colaborar com a solução de desafios e encontrar oportunidades nas áreas de cultura alimentar e gastronomia social.

Sobre a Escola

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) , a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente, jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Serviço

Edital de seleção para o 4º Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Período de inscrições: até 4 de julho de 2021
Inscrições gratuitas no Mapa Cultural do Ceará – https://mapacultural.secult.ce.gov.br
Edital completo e ficha de inscrição: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/3279
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE.

Mais informações pelos telefones: (85) 98439-4964 | (85) 98439-4969 ou pelo e-mail: labgastronomiasocial@gmail.com – Segunda-feira a Sexta-feira – 8h às 12h e das 14h às 18h.

Site: www.gastronomiasocial.org.br | Redes sociais: @escolagastronomiasocial