Equipamentos culturais e parques do Governo do Ceará têm programação definida para férias de julho

8 de julho de 2021 - 16:37 # # # # # # # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos

Com todos os protocolos sanitários e boa parte da programação online, os equipamentos culturais e os parques do Ceará terão atrativos para este mês de férias em todo o Estado. Eventos culturais, trilhas ecológicas e passeio de barco pelo Rio Cocó são as principais opções para as famílias.

No Dragão do Mar, a maioria dos equipamentos e espaços estão fechados ao público por conta da pandemia do novo coronavírus. No entanto, não vai faltar programação para este mês de férias no Ceará. Durante julho, o Dragão das Crianças reunirá atrações de múltiplas linguagens no ciclo Férias no Dragão, com programação pelo You Tube do Dragão e também do Planetário Rubens de Azevedo. Confira a programação completa do Dragão do Mar clicando aqui.

O Cinema do Dragão retomou o funcionamento de uma das suas salas com ocupação reduzida e protocolos sanitários. Veja as estreias do Cinema do Dragão clicando aqui.

Outros equipamentos culturais também se programaram para o periódo de férias neste mês de julho. O Theatro José de Alencar tem a programação intitulada “TJA de Férias”, que vai trazer nos fins de semana, oficinas com arte-educadores e encontros com Mestres da Cultura. As atividades serão realizadas no canal do YouTube do Theatro, em parceria com o Instituto Teatro Público. Para conferir, basta entrar no Instagram ou no Facebook do Theatro José de Alencar.

No Centro Cultural Bom Jardim, uma programação online e gratuita nos canais do equipamento trará atividades artísticas e culturais extracurriculares nas linguagens de dança, teatro e música oficinas culturais, programação de lives com espetáculos e bate-papo com artistas infantojuvenis, vídeo estreias com conteúdos indicativos para criançada, conteúdos em alusão ao aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a programação do É o Brinca, um programa fixo do equipamento, destinado às ações voltadas para Cultura e Infância. Para conferir, basta entrar no site (https://ccbj.org.br/).

Já no Cineteatro São Luiz, haverá programação infantil “Férias no São Luiz”, em formato virtual e com duas atividades no fim de semana, com o Museu da Boneca de Pano e com o Grupo Bricoleiros. Toda a programação pode ser acompanhada no site e no canal do You Tube. Mais informações, clique aqui.

Quer saber sobre a programação especial de férias dos equipamentos da Secult, clique aqui.

Em sintonia com a natureza

No Estado, o Governo do Ceará mantém trilhas em seis equipamentos ecológicos espalhados pelo Estado (https://www.sema.ce.gov.br/trilhas-ecologicas-guiadas/). E essa é uma boa opção para quem deseja uma programação com contato direto com a natureza. Com todos os protocolos obedecidos, é possível conhecer as trilhas dos parques Estadual do Cocó, Estadual Botânico do Ceará e Estadual Sítio Fundão, da APA da Serra de Baturité, da Estação Ecológica do Pecém, assim como da ARIE Sítio do Curió.

No Parque Estadual Botânico do Ceará e na APA da Serra de Beturité, é possível ainda levar mudas de plantas para casa. Basta fazer o agendamento pelo site e pegá-las no dia da visita clicando aqui.

Uma outra opção de contato com a natureza é o passeio de barco pelo Rio Cocó, que sai ao lado da entrada do Parque Estadual do Cocó da Avenida Sebastião de Abreu. Os passeios ocorrem aos sábados, domingos e feriados. Para embarcar, é preciso estar de máscara e utilizar o álcool gel presente na embarcação. Com a pandemia, apenas nove pessoas por vez fazem o passeio. Para saber de horários e de mais detalhes, basta clicar aqui.