“Viva o Parque” retorna e incrementa programação de férias do Governo do Ceará neste fim de semana

16 de julho de 2021 - 10:50 # # # # # # # # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil

Equipamentos culturais e parques do Ceará seguem com programação especial voltada para o período de férias neste mês de julho. Todas as atrações seguem os protocolos sanitários necessários para que sejam realizados com segurança neste período de pandemia do novo coronavírus. A novidade deste fim de semana é a volta do “Viva o Parque”, além de eventos culturais, trilhas ecológicas e passeio de barco pelo Rio Cocó.

Em sintonia com a natureza

Neste domingo (18), o programa “Viva o Parque”, do Governo do Ceará estará de volta com ampla programação pelo Estado. Devido à pandemia, as atrações terão capacidade reduzida para manter o distanciamento social. Outras ainda não serão liberadas. Em todos os locais, haverá educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) aferindo a temperatura e disponibilizando álcool em gel. O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) farão a fiscalização nos parques onde tiver programação. Um dia antes, no sábado (17), no Parque Estadual do Cocó, a prática de arvorismo estará liberada.

O “Viva o Parque” tem como meta reaproximar a população da natureza com a promoção da educação ambiental, através de práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de unidades de conservação estaduais. As atividades que retornam neste fim de semana são: circuito de arvorismo (exclusivamente no Cocó); parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; slackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids) e cama elástica.

As trilhas também permanecerão abertas. No Estado, são seis equipamentos ecológicos espalhados pelo Estado (https://www.sema.ce.gov.br/trilhas-ecologicas-guiadas/) com trilhas. E essa é uma boa opção para quem deseja uma programação com contato mais direto ainda com a natureza. Com todos os protocolos obedecidos, é possível conhece-las nos parques Estadual do Cocó, Estadual Botânico do Ceará e Estadual Sítio Fundão, da APA da Serra de Baturité, da Estação Ecológica do Pecém, assim como da Arie Sítio do Curió.

No Parque Estadual Botânico do Ceará e na APA da Serra de Baturité, é possível ainda levar mudas de plantas para casa. Basta fazer o agendamento pelo site e pegá-las no dia da visita através deste link.

Uma outra opção de contato com a natureza é o passeio de barco pelo Rio Cocó, que sai ao lado da entrada do Parque Estadual do Cocó da Avenida Sebastião de Abreu. Os passeios ocorrem aos sábados, domingos e feriados. Para embarcar, é preciso estar de máscara e utilizar o álcool gel presente na embarcação. Com a pandemia, apenas nove pessoas por vez fazem o passeio. Para saber de horários e de mais detalhes, basta acessar o link.

Equipamentos culturais

O Dragão do Mar dá continuidade à sua programação de férias voltada para o público infantil, por meio do programa “Dragão das Crianças”. No sábado (17), a partir das 17h, no YouTube do Dragão, será apresentado o espetáculo “O Barquinho e o seu Pescador”, do ator, músico, manipulador de bonecos e arte-educador Evan Teixeira.

No domingo (18), com todos os cuidados preservados para enfrentamento da Covid-19, o Cinema do Dragão exibirá duas sessões presenciais da mostra de audiovisual infantil “Cine Miau”, que traz 17 curtas de Brasil, Alemanha, Rússia, Itália e Finlândia com temas ligados à cidadania, ao protagonismo infanto-juvenil, à diversidade cultural, ao meio ambiente e à psicologia infantil.

Confira a programação completa do Dragão do Mar e do Cinema do Dragão O Cinema do Dragão retomou o funcionamento de uma das suas salas com ocupação reduzida e protocolos sanitários.

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) celebra os 100 anos da artista Nice Firmeza com a Live “Nice Firmeza, 100 anos”, no sábado (17), às 16h, no canal da Bece no Youtube. A Live reúne Flávio Paiva, jornalista e escritor; Paula Machado, historiadora e coordenadora de Projetos do Minimuseu Firmeza; o artista visual Carlos Macêdo e Rachel Gadelha, gestora cultural e atual diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar, para uma conversa afetiva sobre a vida, a obra e o legado de Nice Firmeza.

O Theatro José de Alencar segue com a programação intitulada “TJA de Férias”, que vai trazer nos fins de semana, oficinas com arte-educadores e encontros com Mestres da Cultura. As atividades serão realizadas no canal do YouTube do Theatro, em parceria com o Instituto Teatro Público. Para conferir, basta entrar no Instagram ou no Facebook do Theatro José de Alencar.

Para o público mais adulto, está em cartaz até o dia 28 de julho, o espetáculo virtual “Buraco de Minhoca”, do Coletivo Paralelo (@coletivoparalelo), com transmissão pelo Instagram do Theatro José de Alencar, sempre a partir das 20h. A montagem traz uma “palhaçaria do novo tempo”, em que as conexões humanas se virtualizaram e a internet se tornou um grande atalho no espaço-tempo das relações. Confira mais no link.

No Centro Cultural Bom Jardim, uma programação online e gratuita nos canais do equipamento trará atividades artísticas e culturais extracurriculares nas linguagens de dança, teatro e música oficinas culturais, programação de lives com espetáculos e bate-papo com artistas infantojuvenis, vídeo estreias com conteúdos indicativos para criançada, conteúdos em alusão ao aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a programação do “É o Brinca”, um programa fixo do equipamento, destinado às ações voltadas para Cultura e Infância. Para conferir, basta entrar no site.

Já no Cineteatro São Luiz, a programação infantil “Férias no São Luiz”, em formato virtual e com duas atividades no fim de semana. Toda a programação pode ser acompanhada no site e no canal do YouTube. Mais informações no site.