Alta Tecnologia: Drone de Asa Fixa vai auxiliar Gestão de Recursos Hídricos do Ceará

4 de agosto de 2021 - 16:36 # # # #

Ana Luiza Soares - Ascom SRH

Equipamento percorre grandes estruturas hídricas e vai contribuir para uma gestão hídrica moderna e eficaz

Para contribuir com diversos eixos relacionados à gestão e fiscalização dos recursos hídricos, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) adotou mais um instrumento de alta tecnologia de monitoramento remoto. Trata-se do drone VANT (Veículo Aéreo não Tripulado) de asa fixa, equipado com câmeras modernas RGB e multiespectral.

Através das imagens geradas será possível auxiliar ações de fiscalização de uso dos recursos hídricos, além obter informações certeiras para estudos de inspeções de barragens e até mesmo para o monitoramento qualitativo de reservatórios. A obtenção das imagens também pode auxiliar nos processos para obtenção de outorgas e no monitoramento de quantitativo de barragens.

Para Glauter Coutinho, técnico da gerência de desenvolvimento operacional da Cogerh, o equipamento terá ampla utilidade no eixo de gestão dos recursos hídricos e será essencial para acompanhar e monitorar grandes áreas e estruturas hídricas complexas”.

Técnicos da companhia realizaram treinamentos com o equipamento na última semana no Centro Integrado de Modelismo (CIM), na cidade do Eusébio. Além do drone VANT, os colaboradores aprenderam a manusear software de operação do equipamento.

Gestão Hídrica aliada a equipamentos modernos

O monitoramento remoto com auxílio de equipamentos de alta tecnologia é parte da política de crescimento da companhia. Ainda em 2019, foi dado passo inicial rumo ao processo de intensa modernização de processos e metodologias de trabalho. Na ocasião, a Cogerh passou a ter acesso diário a imagens de satélite, fundamentais para auxiliar na identificação de áreas sujeitas a fiscalização.

Na água, equipamentos modernos também estão à disposição. Kits modernos de batimetria também foram adquiridos em 2020, equipados com GPS de alta qualidade. Estes instrumentos ajudam a ter real noção do volume dos reservatórios, embasando decisões importantes no âmbito da gestão dos recursos hídricos.

O VANT de asa fixa é mais um equipamento de alta tecnologia adquirido pela companhia para auxílio na gestão dos recursos hídricos. Além dele, a companhia dispõe de mais 5 drones multirotores.