Mulheres que romperam o ciclo da violência são inseridas na construção civil

6 de agosto de 2021 - 14:41 # # # # # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Ariel Gomes - Fotos


Kécia Alves (25) precisou reinventar a própria vida para seguir em frente e abrir novos caminhos para ela e o filho, Ronald, de apenas dois anos. Ela chegou à Casa da Mulher Brasileira, em janeiro deste ano, com marcas que não estavam só no seu corpo, eram ainda mais profundas. “Na Casa, eu entendi que precisava me reconstruir, juntar meus pedacinhos e me reconectar com minha força, minha autoestima”, lembra Kécia, que hoje é artesã certificada pela CeArt e participa, junto a outras 11 mulheres, do projeto Construir. O projeto é uma parceria da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, por meio da Casa da Mulher Brasileira, e a empresa Construtora, Serviço e Inspeção (CSI) que pretende capacitar mulheres para empregá-las na construção civil.

Nesta sexta (06), e na próxima semana, das 9h às 12h, as 12 mulheres inseridas no projeto participam de uma aula prática de pintura de garagens.

“Temos uma grande alegria em contar com empresas que querem capacitar e empregar pessoas mulheres que estejam rompendo o ciclo da violência. É muito importante contarmos com a parceria da sociedade civil nessa missão”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

“Essa parceria com o projeto Construir trouxe novas perspectivas de vida a essas mulheres. Elas, assim como tantas outras em situação de violência, precisam, para romper com o ciclo da violência, da sua autonomia financeira”, lembra Daciane Barreto, coordenadora do equipamento. O projeto iniciou ainda no mês de maio e está contemplando inicialmente 12 mulheres que estão sendo capacitadas no ramo da construção civil pela empresa CSI.

O presidente da CSI, José Hilmar, que vivenciou a violência doméstica dentro de casa quando ainda era criança, ressalta que o projeto é para que outras mulheres como sua mãe, tenham a oportunidade de descobrir uma profissão e se libertem de seus agressores. “Eu sofri muito vendo minha mãe refém dos maus tratos do meu pai, que quando bebia se transformava. Eu enquanto criança, me sentia angustiado por não poder ajudá-la”, conta Hilmar, que conseguiu transformar o sentimento de impotência em possibilidades para que outras mulheres possam transformar suas trajetórias de vida.

A Casa da Mulher Brasileira completou três anos de atividades no último mês de junho com uma média de 90,74 atendimentos por dia, vem acolhendo mulheres em situação de violência por meio de suporte humanizado, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino.

A coordenadora do setor de Autonomia Econômica da Casa, Danielle Cordeiro, ressalta que quando chegam ao setor, o que elas mais falam é que só querem viver em paz e ter um emprego para cuidar dos filhos e da própria vida. “Para nós é muito gratificante ver o quanto nossas assistidas vão se tornando protagonistas das suas próprias histórias e rompendo completamente com o ciclo da violência a medida em que vão se capacitando e vislumbrando a possibilidade da autonomia econômica. Esta parceria veio para fortalecer ainda mais as ações para inserir as mulheres em situação de violência no mercado de trabalho. Este projeto é completo, pois além da capacitação, abre as portas da empresa para absolver esta mão de obra, e assim, contribui diretamente para que as mulheres rompam com o ciclo da violência”, conclui Danielle Cordeiro.

Serviço

Endereço:Condomínio Olga Cavalcante Lins
Rua Paula Ney, 280, Aldeota
Dias: Sexta (6), segunda (9) e quarta (11)
Horários: 8h às 12h e das 14h à 17h

Os telefones para informações e denúncias são:
Recepção: (85) 3108.2992 / 3108.2931 – plantão 24h
Delegacia de Defesa da Mulher: (85) 3108.2950 – Plantão 24h, sete dias por semana
Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher: (85)3108.2966 – segunda a sexta, 8h às 20h
Defensoria Pública: (85) 3108.2986 / segunda a sexta, 8h às 17h
Ministério Público: (85) 3108. 2940 / 3108.2941, segunda a sexta , 8h às 16h
Juizado: (85) 3108.2971 – segunda a sexta, 8h às 17h
Brinquedoteca: (crianças de 0 a 12 anos) -Plantão 24h