Presidente da Arce compartilha experiências exitosas com Agência Paulista

6 de agosto de 2021 - 14:23 # # #

Ascom Arce

O presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão, realiza, por todo o dia de hoje, visita técnica na Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). O encontro, que acontece na sede da Artesp, tem por objetivo o compartilhamento de experiências exitosas no segmento de transporte rodoviário de passageiros. A Arce é referência na área de transportes pelas atividades que vem realizando no segmento, sendo muitas delas pioneiras. Entre os trabalhos, é destaque a organização por área de toda a malha viária cearense e as licitações das áreas de operação 2 e 5 do sistema de transporte intermunicipal interurbano. A Arce é a primeira Agência a licitar o serviço.

Em 2009, o sistema de transporte interurbano cearense passou por uma reestruturação, deixando de ser organizado por linhas e passando a ser dividido por áreas de operação – oito no total – que foram devidamente licitadas. Hoje, por meio da Lei Estadual 16.710/2018, toda a gestão do sistema pertence à Agência Cearense, que exerce as funções de regular, explorar, organizar, dirigir, coordenar, executar, fiscalizar, delegar e controlar a prestação de serviços de transporte intermunicipal, incluindo os terminais rodoviários.

De acordo com Winston, os trabalhos exercidos pela Arce servirão como base para agregar conhecimento às atividades e planos da Agência de Transportes do Estado de São Paulo. O gestor informou, ainda, que a Artesp solicitou agendamento de visita técnica à sede da Arce com o objetivo de conhecer os serviços disponibilizados no Sistema Integrado de Transportes (SIT). “A Artesp planeja licitar o sistema de transportes paulista e, consequentemente, fazer a concessão para as empresas. Portanto, a Arce tem muito o que contribuir nesse processo, considerando seu trabalho vanguardista no segmento”, complementa Winston. Pela Artesp, participaram o superintendente do Centro de Controle de Informações (CCI), Ivo Guerra, e o engenheiro da diretoria de procedimentos e logística, Paulo Marufuji.