PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governo do Ceará chega a entrega da 150ª brinquedopraça no Estado

23 de agosto de 2021 - 19:20 # # # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto
Tatiana Fortes e Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Fotos

O Governo do Ceará chega nesta segunda-feira (23) a entrega da 150ª brinquedopraça no estado, nos municípios de Icapuí e Pacajus. Por meio de transmissão virtual, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, conduziram a solenidade que teve a presença dos deputados estaduais Osmar Baquit e Leonardo Araújo, além da participação remota dos prefeitos Lacerda e Bruno Figueiredo. A ação do Programa Mais Infância Ceará contemplou também a população com academias ao ar livre, totalizando um investimento total de cerca de R$ 320 mil.

“No mês de aniversário do Programa Mais Infância Ceará, que completa 6 anos no próximo dia 25 de agosto, estamos realizando, semanalmente, a entrega de brinquedopraças nos municípios cearenses. Um momento importante paras as crianças do nosso Estado, que passam a ter disponível essa opção de lazer. São diversas ações do Programa em andamento pelo Ceará, com foco no desenvolvimento infantil”, destaca Onélia Santana.

“Há seis anos não tínhamos praticamente nada voltado para a infância. Hoje, graças ao Mais Infância Ceará, é possível ver o avanço das políticas direcionadas a esse público. Com as brinquedopraças possibilitamos que nossas crianças tenham entretenimento, mas, principalmente, momentos de aprendizagem. Portanto, zelem esse espaço que é de vocês, de cada cidadão e cidadã cearense”, salienta a secretária Socorro França.

A dona de casa Priscila Rebouças aprovou a entrega dos equipamentos no município de Icapuí. “Nossa cidade estava carente de um espaço como esse porque as crianças não tinham onde brincar. Graças a essa parceria entre o município e o Estado agora é possível que nossos filhos tenham direito ao lazer e nós, adultos, a oportunidade de nos exercitar na academia”, enfatiza.

Integração social

Os espaços de lazer para as crianças são áreas cercadas de 250m², com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

A academia ao ar livre, com área total de 90m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Educação Ambiental

Na entrega, crianças de cada município realizaram a plantação de mudas nos jardins das praças, com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doaram plantas para a população local. A ação, que tem o intuito de despertar a importância do ecossistema, garante o espaço do brincar mais agradável e estimula o desenvolvimento infantil. No total, já foram realizados o plantio de 3 mil mudas e mais de 2,8 mil doações de plantas arbóreas, frutíferas e ornamentais.