Projeto “Sefaz Orientada a Processos” conquista Medalha e Prêmio do Mérito Funcional

27 de agosto de 2021 - 12:11 # # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz-CE - Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) foi uma das ganhadoras da Medalha e Prêmio do Mérito Funcional 2020, premiação concedida pelo Governo do Ceará que reconhece ações inovadoras na gestão pública. O órgão concorreu com o projeto “Sefaz Orientada a Processos”, liderado pela orientadora da Célula de Desenvolvimento Institucional (Cedin), Juliana Xavier. A lista com os nomes dos premiados foi divulgada na última quarta-feira (25) pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

Juliana Xavier comemorou a conquista do prêmio. “Estou muito feliz com esse resultado. Acredito que esse modelo de massificação da virtualização dos processos e a implantação da gestão por processos podem ser expandidos para outros órgãos públicos. Queria agradecer a todos que estiveram conosco nessa jornada, à equipe do escritório de processos, à TI (equipe de Tecnologia da Informação) e a todas as áreas de negócios que foram envolvidas nessa transformação.”

Segundo a gestora da Cedin, o projeto, iniciado em janeiro de 2020, já proporcionou a virtualização de 98% dos processos do órgão, por meio do sistema Tramita. “Isso trouxe uma economia, só com custo de impressão, de R$ 70 mil, considerando o período de janeiro a maio deste ano”, disse. Ela acrescentou que a iniciativa também foi responsável pela criação do Portal da Governança Corporativa, que traz uma série de informações para auxiliar os gestores na tomada de decisão.

“A equipe fez um trabalho excepcional, que deu um salto qualitativo nos nossos resultados institucionais, possibilitando maior agilidade e uma economia espetacular de papel e, consequentemente, de espaços para armazenamento desses arquivos”, destacou a secretária executiva de Gestão e Planejamento Interno da Sefaz, Sandra Machado.

O titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Auler Gomes, também destacou o bom desempenho alcançado pela Cedin, área que gerencia. “A premiação é muito boa para dar visibilidade para uma experiência bem-sucedida e a gente consegue realmente motivar outros órgãos públicos a caminhar nesse sentido. Destaco aqui o apoio da nossa secretária Fernanda Pacobahyba, que concordou que a ação entrasse na carteira de projetos estratégicos da Sefaz, e da nossa secretária executiva Sandra Machado, que sempre nos apoiou.”

A coordenadora pedagógica da EGPCE, Fernanda Diniz, ressaltou a importância do estímulo e da valorização de projetos inovadores para a gestão pública. “Essa premiação visa homenagear servidores/empregados públicos que, de forma competente e eficiente, se destacam no exercício de suas funções. Busca valorizar ações e procedimentos diferenciados que geram melhorias no desenvolvimento do trabalho nos órgãos e setoriais do Estado”.

Projetos ganhadores

• Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Juliana Moura Cavalcanti Xavier – “Sefaz Orientada a Processos”

• Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) – Jackson de Queiroz Malveira – “Produção, certificação e distribuição de álcool líquido e gel 70% desinfetante para combate à Covid -19”

• Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) – Gleidson Sobreira Leite – “Sistemas de cadastramento e mapeamento de facções e investigados e LAB-ADM: Sistema de gestão e acompanhamento de demandas e materiais eletrônicos apreendidos”

• Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) – Giuliano Vieira Sena – “Criação do núcleo de repressão à lavagem de dinheiro e combate à corrupção – NRLD”

• Secretaria da Educação (Seduc) – João Paulo de Sousa Pio – “Todos na mesma sintonia”

Iniciativas inovadoras da Sefaz que já foram agraciadas

2011 – Parcelamento Eletrônico do IPVA
* Servidor Paulo Sérgio Barroso Lopes

2012 – Gincana
* Servidora Dulce Ane Pitombeira de Lucena

2013 – Projeto de Responsabilidade Social Poço de Cultura
* Servidor Luis Carlos Diógenes de Oliveira

2014 – Portal do Contribuinte Siget
*Servidor Fabiano Moreira Ramos

2015 – Processo automatizado das cobranças do ICMS nas operações interestaduais
* Servidora Sandra Silva de Oliveira

2016 – Projeto Selo de Controle da Água
* Servidora Maria Cristina de Moura Góes

2017 – Virtualização de Processos – Vipro
* Servidora Najla Clécia Mota Cavalcante Scaccabarozzi