Barroquinha e Mucambo ganham brinquedopraças e academias ao ar livre

2 de setembro de 2021 - 17:52 # # # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto
Ariel Gomes e Thiara Montefusco - Fotos

“Esse é um espaço a mais de lazer para nossos filhos, com brinquedos seguros e que proporciona interação entre as crianças”. O depoimento é da moradora Iara Oliveira, que participou, nesta quinta-feira (2), da inauguração da brinquedopraça e academia ao ar livre do município de Barroquinha. A solenidade virtual foi conduzida pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, por meio das redes sociais do Governo, acompanhada da secretária Socorro França (SPS) e do deputado estadual Sérgio Aguiar, e que contemplou também a população de Mucambo. O investimento total é de mais de R$ 331 mil. Com as entregas, são 299 equipamentos entregues por meio do Programa Mais Infância Ceará, sendo 153 brinquedopraças.

“Estamos entregando hoje brinquedos interativos que vão proporcionar ainda mais o desenvolvimento infantil, em um ambiente lúdico, atrativo, tornando a vida dos cearenses ainda mais felizes. O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela acreditam no potencial de nossas crianças e é através de cada uma delas que vamos construir um Ceará mais harmonioso e fraterno”, destaca a primeira-dama Onélia Santana. “Possibilitar ambientes de interação entre as crianças e pais, como são as brinquedopraças e academias, fortalece o vínculo comunitário. Cuidado esse que temos com o Mais Infância Ceará”, enfatiza Socorro França.

Integração Social

Os espaços de lazer para as crianças são áreas cercadas de 250m², com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

A academia ao ar livre, com área total de 90m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Educação Ambiental

Na entrega, crianças de cada município realizaram a plantação de mudas nos jardins das praças, com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doaram plantas para a população local. A ação, que tem o intuito de despertar a importância do ecossistema, garante o espaço do brincar mais agradável e estimula o desenvolvimento infantil. No total, já foram realizados o plantio de 3 mil mudas e mais de 2,8 mil doações de plantas arbóreas, frutíferas e ornamentais.