Sessão solene homenageia personalidades de destaque da Segurança Pública do Ceará

2 de setembro de 2021 - 09:52 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Personalidades de destaque na Segurança Pública do Ceará foram homenageadas na noite dessa terça-feira (31) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio. A homenagem foi proposta pelo deputado Diego Barreto (PTB), ao reforçar que o evento foi uma demonstração de justo reconhecimento da Casa, enquanto representante da sociedade cearense, “pelos relevantes serviços prestados pelos homenageados à nossa sociedade no valoroso esforço de preservar a segurança da nossa população”, destacou.

Foram homenageados, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Sandro Luciano Caron de Moraes; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira dos Santos, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio César Nogueira Torres; e o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque de Araújo.

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, destacou em seu discurso de abertura que o evento demonstrou o reconhecimento da Casa aos valorosos líderes da segurança pública que tão bem comandam as ações que têm resultado em ótimos índices na redução da violência em nosso Estado. “Parabenizo a atuação das Forças de Segurança do nosso Estado, que aliada às ações estratégicas no combate aos crimes, alcançaram mais de 19 mil capturas de pessoas suspeitas em ações criminosas de janeiro a julho deste ano. Além disso, houve a redução de 26,8% de homicídios em todo o Estado do Ceará, nesse mesmo período, índice que chegou a 35,8% da redução aqui em Fortaleza. Em nome de vocês, estamos homenageando os cerca de 25 mil homens e mulheres que vestem fardas e arriscam suas vidas diariamente em defesa do povo cearense”, apontou.

Citando ainda os números da pasta da Segurança, Evandro Leitão enfatizou que de janeiro a julho deste ano foram apreendidas 3.458 armas de fogo. E no mesmo período foram apreendidas mais de duas toneladas de entorpecentes. “Não são apenas números, são ações que mudam a vida das pessoas em um trabalho árduo”. O presidente da Assembleia destacou ainda a visão estratégica do governador Camilo Santana em investimentos na segurança: “Já foram investidos pelo governador mais de dois bilhões de reais, com quase 19 mil promoções de policiais militares e bombeiros militares que passaram por ascensão em suas carreiras. Inclusive, estão em andamento concursos para preencher duas mil vagas na Polícia Militar e 500 vagas na Polícia Civil, além de 170 vagas na Pefoce. O Governo já chamou mais de 200 aprovados no último concurso dos Bombeiros, além disso está sendo construído o Centro Integrado de Segurança Pública, o Cisp, que reunirá, num só ambiente, todas as Forças de Segurança do Estado, proporcionando mais interação e com certeza uma melhor atuação de cada órgão. Reforço o compromisso da nossa Casa com a categoria e com o avanço da segurança pública para o bem-estar de todo o nosso povo”, destacou.

Justa homenagem

Autor do requerimento que deu origem à sessão solene em homenagem às personalidades de destaque da segurança, o deputado Diego Barreto, também delegado da Polícia Civil, informou que acompanha há mais de dez anos os trabalhos da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS) e sabe o quanto o trabalho da pasta é árduo. “Criticar a segurança pública realmente é muito fácil e costumeiro. Elogiar que é difícil. Nós que fazemos parte da segurança pública sabemos muito bem disso. E eu sei de toda a dedicação do secretário Sandro Caron juntamente com o staff de delegados e policiais civis e militares”.

Diego Barreto destacou ainda que foi graças ao trabalho das Forças de Segurança que surgiu a motivação para ser requerida essa sessão solene. “Fico muito honrado de ter todos vocês em nossa Casa, mostrar esse resultado e homenageá-los. E acredito que para o avanço de nossa segurança pública, precisamos nos fortalecer cada vez mais, apresentar novos projetos de lei, estreitar nosso laços com o Governo e com o Legislativo, para que possamos trazer mais benefícios para a sociedade porque, na verdade, não é um gasto quando se investe em segurança pública e sim um investimento, pois estamos trazendo mais paz para o nosso Ceará”.

Deputado Diego Barreto, autor do requerimento para a realização da sessão solene

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Júlio César Filho, destacou que ao longo de mais de uma década tem acompanhado a história da segurança pública. “Acompanhei crises e acompanhei a evolução das Forças de Segurança, dos investimentos empenhados e principalmente do resultado através do empenho de cada um vocês. Seja do mais modesto praça ao mais experiente coronel, do inspetor recém-nomeado ou do delegado também mais experiente, do perito, do bombeiro, enfim, quero ressaltar e reconhecer, como um cearense, o esforço e o empenho de cada um de vocês. Por isso, propomos essa sessão solene não para cobrar e sim para reconhecer os resultados que todos os órgãos da segurança do Estado do Ceará têm proporcionado com grandes resultados da redução dos índices da violência”, frisou.

O secretário Sandro Caron, ao falar em nome dos homenageados, agradeceu inicialmente à Assembleia Legislativa e aos deputados Evandro Leitão, Diego Barreto, Júlio César Filho e a Tony Brito por este reconhecimento, não só pelo trabalho dos homenageados, mas a todos os integrantes da segurança pública do Estado. “Esse resultado é fruto do esforço de todos os integrantes, de todos os homens e mulheres da PMCE, da PC-CE, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense e de todos os que integram a SSPDS. É fruto do empenho dos mais de 25 mil profissionais que compõem as Forças de nosso Estado. Sempre falamos que é importante o trabalho dos gestores, mas nada é mais importante para a Segurança Pública do que os homens e mulheres que estão diariamente nas ruas trabalhando em defesa da sociedade, protegendo as pessoas, combatendo o crime e salvando vidas”, destacou.

O titular da SSPDS aponta que os resultados positivos da Segurança no Estado são frutos de uma conjunção de fatores. “Temos o governador Camilo Santana, que investe muito em segurança pública e que é visionário da importância da segurança pública para a sociedade, pois investe em formação, em tecnologia, em inteligência, em equipamentos de ponta. Além de investir em tudo isso, investe principalmente no que há de mais importante: que é a valorização dos homens e mulheres que fazem a Segurança Pública do Estado. É por isso que temos concursos em andamento, tivemos a promoção, a valorização e o reconhecimento do trabalho de todos os profissionais, além da captação e da valorização em forma de reajustes”, apontou. “Fica o nosso registro de gratidão. E não tenha dúvida: esse reconhecimento servirá de combustível para todos os profissionais da segurança, a fim de que trabalhemos ainda mais e busquemos resultados ainda melhores”, destacou.