SPS e Prefeitura de Fortaleza seguem vacinando população em situação de rua

10 de setembro de 2021 - 17:17 # # # # # # #

Ascom SPS - Texto
Helene Santos - Foto

A vacinação da população de rua de Fortaleza contra Covid-19 e os serviços de emissão de documentação básica de identificação prosseguem nos meses de setembro e outubro, em uma ação conjunta entre Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Prefeitura de Fortaleza. A ação foi iniciada em fins de maio, pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, que promove a ação com o Centro de Referência sobre Drogas e o Caminhão do Cidadão. Até agora, quase mil pessoas em situação de rua na Capital já receberam a imunização.

A secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques, destaca a mobilização e sensibilização que vêm sendo feitas pela Estação Móvel de Políticas sobre Drogas, em diversos espaços da cidade. “Esse é um trabalho bem complexo de sensibilização realizado por equipes de multiprofissionais, em um esforço concentrado para explicar a importância da vacinação e levar o maior número de pessoas para serem imunizadas”, explica.

Na ação, estão sendo aplicadas as primeira e segunda doses contra a Covid-19, dependendo da situação vacinal de cada pessoa. Além da vacinação, o Caminhão do Cidadão está realizando serviços de emissão da documentação básica, com RG, CPF e atestado de antecedentes criminais. Na ação, mais de 500 pessoas em situação de rua já obtiveram a documentação de identificação civil. O atendimento ocorre das 9h às 16h.

As comunidades da Praça do Liceu, no bairro Jacarecanga, e das proximidades da Avenida Engenheiro Santana Júnior, no Bairro Papicu, serão vacinadas na próxima quarta-feira, 14/9, e a da Praça de Messejana, na quinta-feira, 15/9. No dia 20/9, a vacinação continua no Campus da UECE, na Serrinha; e na Escola Delma Hermínia, no dia 22/9.

Programação

Setembro

Praça do Liceu/Jacarecanga – 14/09
Eng. Santana Junior/Papicu – 14/09
Praça da Messejana – 15/09
Campus da UECE/Serrinha – 20/09
Escola Delma Herminia – 22/09

Outubro

Igreja da Glória Cidade dos Funcionários – 04/10
Praça Parangaba – 15/10
Viaduto Sindiônibus/Lagamar – 18/10
Galpão Rede de Catadores/Bom sucesso – 19/10
Praça do CDL, no Centro – 25/10
Praça da Bandeira – 26/10
Praça do Ferreira – 28/10
Itinerante – 25 a 29/10