Ceará trabalha projeto para melhorar eficiência do uso da água no setor agropecuário

16 de setembro de 2021 - 12:04 # # # # # #

Ascom Sedet

Em parceria com o Banco Mundial e consultorias nacionais e estrangeiras, o Ceará está trabalhando um projeto de eficiência do uso da água voltado à produção agropecuária que deve estar em operação até 2022.

O projeto de iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) será articulado com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Funceme, Cogerh e o Ipece e vai receber investimento de U$ 1,85 milhão.

“O projeto busca atender os produtores rurais e gestores de recursos hídricos com informações mais precisas e imediatas sobre o consumo de água”, resume Erildo Pontes, coordenador de recursos hídricos da Sedet.

“É uma iniciativa importante no nosso estado, que tradicionalmente sofre com ciclos de poucas chuvas e oferta de água para a produção agropecuária”, complementa o secretário-executivo de agronegócio da Sedet, Sílvio Carlos.

O projeto contempla também um monitoramento de informações sobre as atividades agropecuárias que mais produzem retorno econômico em relação a cada metro cúbico de água consumido.

“É uma estratégia para o melhor aproveitamento nas bacias hídricas estaduais. Algo que o Ceará já trabalha há anos, mas agora com adoção de tecnologias mais modernas e eficientes”, resume o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.