Podcast Cearenseando chega à 100ª edição com linguagem inovadora e contato direto com o cearense

17 de setembro de 2021 - 16:57 # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

Ferramenta de comunicação do Governo do Ceará traz conteúdos variados sobre saúde, cultura, educação, dentre outros, utilizando linguagem descontraída com muita informação por meio dos principais tocadores de podcasts

Com conteúdo e linguagem voltados para a população, o podcast Cearenseando, do Governo do Ceará, chegou esta semana ao episódio de número 100. O episódio histórico volta a falar sobre Ciência e as ações para prevenir e combater a pandemia da Covid-19, ao falar sobre as diferentes variantes da doença. Será que estamos correndo o risco de mais uma nova onda de transmissão? O Cearenseando está disponível nas principais plataformas digitais de áudio e no site www.ceara.gov.br/cearenseando.

Apresentado pelos jornalistas Lúcio Filho e Larissa Falcão, o episódio de número 100 conta com a participação do infectologista Keny Colares, da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), vinculada à secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), e esteve em Ribeirão Preto em reunião com os órgãos nacionais de sáude para abordar soluções para combater as variantes da Covid-19. Além disso, o especialista reforça a importância da vacinação neste momento, que continua desafiador para a ciência e para as autoridades.

Um ponto diferencial e inovador do podcast é produção de conteúdo de forma inédita para este tipo de produto da comunicação. “O podcast Cearenseando é uma ferramenta de comunicação direta do Governo do Ceará com a população, é o primeiro podcast governamental, com produção de conteúdo exclusiva, ou seja, os jornalistas do Governo do Ceará produzem, apresentam, publicam aos principais agregadores os programas semanais. Não trabalhamos com o podcast como um mero repositório de áudios, de coletivas, de discursos. E assim como nas listas de transmissão oficiais via whatsapp e telegram, que as pessoas recebem as principais notícias do Estado, nós amplificamos e rejuvenescemos o nosso público, pois estamos falando de uma ferramenta mais jovem, que é o podcast. Em um governo que trata de tudo e de todos o Ceará, foi uma maneira de conseguir falar diretamente com um público efetivamente mais jovem. O resultado tem sido muito bom, com bate-papos sempre descontraídos, pois a gente sempre foge do caráter propaganda do governo do Estado, ou seja, as ações são criadas, mas elas compõem um pano de fundo para as conversas, seja com personagens, pessoas beneficiadas, os competentes técnicos do Estado, que sempre elaboram com as discussões, além de convidados especiais”, explicou coordenador de imprensa da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Ciro Câmara.

> Confira todos os episódios do Cearenseando

Conversa proseada

Lançado em novembro de 2019, o Cearenseando é uma iniciativa da Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil, produzida por um coletivo de jornalistas de diversas secretarias do Estado. O podcast tem a proposta de levar a “conversa proseada”, informativa e descontraída a um número cada vez maior de consumidores de conteúdo por meio dos principais tocadores de podcasts.

Para isso, o podcast já recebeu quase 200 convidados que dialogaram sobre diversos temas, dentre eles, cultura, ciência, cidadania, saúde e inovação. Ao todo, a produção contabiliza cerca de 4.800 minutos de conversas e, dezenas de países foram alcançados nas duas temporadas. Conteúdo cearense que ultrapassa fronteiras. “Ao longo desses episódios, o Cearenseando tem sido um importante lugar de encontro e diálogo na podosfera. Um diálogo simples, que destaca o trabalho de muitos cearenses e detalha as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado do Ceará. Uma experiência exitosa em comunicação pública na era digital”, ressaltou a apresentadora e produtora, Larissa Falcão.

No feed do Cearenseando também estão registrados importantes momentos da história recente do Ceará, como o resgate do Edifício Andrea, em 2019, e as ações de combate à pandemia da Covid-19. Uma novidade para este ano é a inserção no feed do podzap “Opa, Saúde!”, da Escola de Saúde Pública, com conteúdos publicados quinzenalmente às quintas-feiras.

“Fazer esse podcast para mim é uma experiência nova e gratificante. A gente tem a possibilidade de mostrar uma ação concreta do Governo do Ceará, que chega à população e dá resultado, como por exemplo a distribuição de vacinas para os municípios cearenses, as pesquisas da Universidade Estadual do Ceará, os resultados das políticas públicas, ouvindo diretamente as pessoas que são beneficiadas”, destaca coordenador da célula de rádio do Governo do Ceará, Lúcio Filho.

Informação para os cearenses

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, destaca o caráter de comunicação direta da iniciativa. “Através do podcast, as ações do Governo do Ceará em benefício de milhões de cearenses chegam diretamente ao público. E com uma linguagem que alia a descontração do podcast com utilidade pública e prestação de serviço. Agrega, inclusive, uma faixa etária mais jovem nesse processo de comunicação direta, pela própria característica da plataforma”.

Para além do trabalho de assessorar os veículos de imprensa do Estado, com release e reportagens de texto, áudios e vídeos, o Governo do Ceará investe em ferramentas de contato direto com a população. O serviço de disparo de Whatsapp ultrapassou possui mais de 15 mil seguidores e o Telegram, sete mil, somando mais de um milhão de disparos. Já o Instagram oficial do Estado é o primeiro do segmento governamental do Brasil, com mais de 505 mil seguidores. Os perfis do Facebook e Twitter também estão entre os melhores do país.