Coordenadoria de Defesa Social da SSPDS promove ação social em Caucaia

20 de setembro de 2021 - 10:43 # # #

Ascom PMCE Texto

Uma ação social idealizada pela Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e pelo 12° Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi realizada durante no último sábado (18), no bairro Tabapuazinho, em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. A iniciativa foi acompanhada pelo coordenador da Codes, tenente-coronel PMCE Bernardo Aguiar e por outras autoridades.

A ação foi desenvolvida em parceria com outros órgãos e instituições parceiras, que realizaram prestação de serviços para a comunidade do Tabapuazinho, com foco na prevenção social, no combate à violência e na criação de oportunidades para os cidadãos. Além também do foco na aproximação das Forças de Segurança e demais parceiros, junto à população que reside na localidade, visando fortalecer os laços de confiança entre segurança pública e moradores.

Vários serviços foram prestados às pessoas que estiveram presentes. Um deles foi a unidade móvel de mediação comunitária da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Foram disponibilizadas ainda a realização de vacinações, a aplicação de teste de glicemia e a aferição de pressão, todas ações conduzidas em parceria com a Secretaria de Saúde de Caucaia. A população também contou com cortes de cabelo gratuitos e os serviços do Sine/IDT de Caucaia, que fez cadastros de moradores e a alocação de vagas de empregos. Kits de higiene bucal e óculos foram distribuídos para a comunidade. O Lions Clube de Caucaia, instituição privada que acompanha atividades de associações de defesa de direitos sociais, também compareceu ao evento.

Para o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes, “essa ação conjunta de suporte social faz parte de uma sequência de intervenções e estratégias que visam garantir e levar o acolhimento e apoio interinstitucional aos moradores. A ação também sinaliza a importância de trabalharmos a prevenção, o cuidado e a repressão nessas comunidades de forma integrada, constante e sistêmica, com a participação de toda a sociedade e do poder público”, afirma o oficial.

A ação solidária também contou com a participação de policiais militares do Batalhão de Prevenção Especializada (BPEsp), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), que além de realizarem a segurança do evento, interagiram com as pessoas. Tudo aconteceu ao lado da base da Polícia Militar do Ceará (PMCE) do Tabapuazinho. Os atendimentos realizados no sábado também estão previstos para acontecerem no próximo dia 25 de setembro, das 8h às 16h.