Setembro Verde: Central de Intérpretes de Libras facilita acesso a serviços públicos para comunidade surda

20 de setembro de 2021 - 15:17 # # # # # # #

Ascom SPS - Texto e Fotos

O Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, desse total, mais de 2 milhões apresentam uma deficiência auditiva severa. Como forma de garantir acessibilidade à comunidade surda, o Governo do Ceará mantém um serviço para disponibilizar intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para prestar serviços à população, é a Central de Intérpretes de Libras (CIL). A Central integra a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (Copid) da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e recebe demandas diversas, seja para interpretação médica, jurídica, policial, INSS, Sine IDT, Detran, dentre outras.

A SPS e o Detran firmaram parceria para que os intérpretes atuassem auxiliando em quem busca os serviços de trânsito. “Para mim foi uma alegria ser contemplado com a carteira popular de habilitação para surdos no Detran. Estudei muito pra fazer a prova de legislação. Hoje tenho minha carteira e me sinto muito feliz”, conta Natanael Loureiro (31), jovem com deficiência auditiva, que utilizou os serviços de auxílio do Detran por meio da CIL.

A CIL é um equipamento público que promove o acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos com acessibilidade de comunicação em Libras. Neste ano a CIL já prestou 450 atendimentos à comunidade surda, incluindo serviços de lives, webinários e eventos com instituições públicas de forma remota e atendimentos individuais.

“Garantir o direito linguístico dessa comunidade é uma sensação de dever cumprido para nós. Hoje promovemos os atendimentos de forma presencial e de forma virtual por meio das plataformas digitais, com realização de lives e reuniões. Nossa equipe tem essa responsabilidade e cuidado social em realizar e disponibilizar a tradução e a comunicação entre ouvintes e surdos para o serviço público”, conta a coordenadora da Copid, Vyna Leite.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que neste ano a equipe de intérpretes foi ampliada, aumentando a capacidade de atendimentos. “Temos ampliado a divulgação do serviço, ao mesmo tempo que queremos conscientizar sociedade e instituições dos direitos da pessoa com deficiência. É assim que teremos uma sociedade mais igualitária”, pontua.

Atualmente o Detran dispõe de dois intérpretes de libras, para auxiliar no atendimento de retirada e renovação da carteira de habilitação, informação sobre documentos, provas teóricas e práticas. O atendimento exclusivo é realizado às sextas-feiras, das 8h às 15h.

A CIL Ceará reúne cinco intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Aljaniele Amorim, Fabiano Farias, Michael Silva, Ellen Costa e Juan Guilherme. Os profissionais auxiliam pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos com tradução e interpretação da linguagem de sinais.

Serviço

Para ser atendido, o cidadão deverá fazer o agendamento prévio através do e-mail cil.ce.gov@gmail.com ou entrar em contato pelo aplicativo WhatsApp nos números (85) 99415 1515 / (85) 99413 1000 / (85) 99417 1000
Endereço da CIL: Centro de Formação e Inclusão Socioprodutiva (Cefisp) – Rua: Valdetário Mota, 970 – Papicu