PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governador anuncia política estadual de proteção aos animais e convoca mais 60 professores do concurso da Seduc

21 de setembro de 2021 - 17:19 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner e Helene Santos - Fotos

Durante bate-papo semanal com internautas foi sancionada também a lei que amplia o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio

Em live semanal nas redes sociais, o governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (21), a convocação imediata de mais 60 professores aprovados no concurso da Secretaria da Educação (Seduc). E anunciou duas medidas importantes para a área ambiental: a proposta de criação da política estadual de proteção aos animais e a sanção da lei que amplia o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.

Agora, dos 2.500 novos professores previstos no concurso, 2.400 foram convocados. Os 100 restantes devem ser chamados até o fim deste ano, segundo a Secretaria da Educação. “Por conta de uma lei federal que nos restringe a chamar apenas em caso de vacância, para substituição. Neste instante, eu assino o processo que autoriza a chamada imediata desses professores”, disse o governador. No fim de março, 1.250 foram nomeados; outros 1.090, em agosto último.

Outro anúncio da transmissão foi a proposta de criação da política estadual de proteção aos animais no Ceará. Após a assinatura, o projeto de lei segue para a Assembleia Legislativa do Ceará. “Institui a Política Estadual de Proteção Animal, que regulamenta, protege e pune maus-tratos. Esta é uma das ações de uma série que em breve vamos anunciar”, informou Camilo Santana.

O chefe do Executivo estadual aproveitou a oportunidade para sancionar a lei que ampliou a Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, que recentemente completou 24 anos. Com isso, o parque aumentou a área de preservação ambiental em 44%, passando dos atuais 3.320 para 4.790,16 hectares.

Agenda

Camilo Santana listou a agenda do Governo do Ceará na última semana e começou por esta terça-feira (21), lançando um pacote de medidas que inclui Refis de débitos de ICMS, simplificação da tributação do comércio de vestuário e criação da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará. “Vamos gerar emprego para as pessoas. O setor produtivo é quem dinamiza a economia e o papel do Estado é dialogar, estimular, incentivar e desburocratizar. E é isso que estamos fazendo aqui”, afirmou o governador.

A segunda-feira (20) começou com a entrega do Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Genuíno Francisco de Sales, no Grande Bom Jardim, em Fortaleza, que tem capacidade para atender em tempo integral até 100 crianças, de um a três anos. Depois foi anunciado o programa estadual Sinalize, que investirá R$ 198 milhões para a melhoria de tráfego em todas as cidades cearenses, contribuindo para a implementação de vias municipais mais seguras, com bom pavimento e boa sinalização em todos os municípios do Ceará. Seguindo, o Governo do Ceará assinou um Memorando de Entendimento com a Neoenergia para a implantação de um projeto de mobilidade urbana com utilização de veículos para transporte público movidos à hidrogênio verde. “Seguimos pioneiros e acreditando no projeto da energia limpa que é o hidrogênio verde, e com isso o Ceará será referência no segmento”, disse Camilo. O dia terminou com a inauguração de mais três areninhas, em Caridade, Meruoca e São Luís do Curu, totalizando 236 campos de grama sintética implantados pelo poder público. “Dia 4 de outubro vamos assinar a ordem de serviço para a construção de mais 300 novas areninhas”, pontuou.

#CamiloResponde

Entre as questões dos internautas, o governador respondeu dúvidas sobre a pandemia, novas vacinas, e obras a serem entregues para a população.

Perguntado sobre a variante delta, Camilo Santana apontou que, até o momento, o Ceará possui 122 casos registrados. “A Sesa continua monitorando, com uma equipe no aeroporto, a principal entrada de turistas no Estado, com testagem gratuita. O que percebemos é que a variante delta não tem repercutido nos dados da pandemia no Ceará, pois continuamos com baixo número de casos e de óbitos. Com esta condição de melhora, já autorizamos a volta da capacidade de 100% das salas de aulas, e teremos um evento-teste no Castelão, com partidas do Campeonato Brasileiro da Série A. Tudo isso porque estamos avançando fortemente na vacinação, já temos nove milhões de doses aplicadas. Por favor, continuem se vacinando. Nesta quarta-feira (22) estarei no Instituto Butantan para fazer uma tratativa de compras de vacinas para o Ceará”, ressaltou o governador.

Sobre a segunda dose (D2) da Astrazeneca, Camilo lembrou que o Ceará recebeu na última segunda-feira (20) um total de 90.500 doses do imunizante, que foram repassados aos municípios exclusivamente para D2. A respeito da vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos, reiterou a manutenção do atendimento a este público. “Estamos seguindo os especialistas e autorizados pela Anvisa, aplicando a Pfizer. Se você ainda não se vacinou, se cadastre e se vacine, para proteger não apenas a você, mas aos seus pais e sua família”, disse.

Crateús

Questionado sobre a inauguração da Pefoce e da Escola de Ensino Profissional de Crateús, Camilo listou não apenas essas duas entregas, que estão próximas. “A sede da Pefoce está praticamente pronta, faltando apenas equipamentos e o pessoal. A escola está bem perto da conclusão, ainda sem prazo, mas acredito que ainda este ano entregaremos. Além disso, vamos entregar a Ciopaer, temos a Estrada da Produção, e novos investimentos a serem anunciados em breve. O hospital, que compramos na cidade, em breve será reformado para atender toda a região”, explicou.

Fundef e os precatórios

A respeito do destino dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), informou: “Já foi dado ganho de causa ao Ceará, não tem contestação. O governo federal tem até maio do ano que vem para pagar o Estado do Ceará. Meu compromisso é investir 100% desses recursos na educação, sendo que 60% para os professores, e outros 40% em novas escolas, reformas e equipamentos”.

Itapipoca

Para a cidade Itapipoca, Camilo enumerou que entregará em breve novo mercado, Pefoce, campus da Uece e que já assinou ordem de serviço para nova estrada na região, ligando a cidade à CE-085, em Trairi.

Estradas

Camilo relembrou que o Governo do Ceará disponibiliza um número exclusivo para o Whatsapp das Estradas, o (085) 9-8404.9800. “Bata uma foto, mostre a situação da sua estrada, mas também quando estiver recuperado, mande também os elogios. Sobre o trecho Varjota-Reriutada, ela já foi licitada com um investimento de quase R$ 17 milhões, e deverá iniciar em 10 a 15 dias. Vamos cumprir os prazos burocráticos e legais, assinar o contrato e começar as obras”, disse Camilo, que aproveitou para pedir celeridade das empresas que venceram licitações das estradas. Pelo Pacote de Recuperação das Rodovias, 19 trechos tiveram os serviços de pavimento concluídos e 12 estão com intervenções em andamento.

Teleférico de Barbalha

Sobre o Teleférico de Barbalha, Camilo falou que saiu há pouco a licença de operação, e agora estão sendo feitos testes para a validação. “O gerenciamento será feito pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), e todos já foram contratados, é um belo equipamento, e não é só isso. Temos a sede com lojas, cafés, uma trilha a ser explorada, um passeio com o mirante. É mais um equipamento turístico importante, para desenvolver economia, gerar emprego e renda aos cearenses e em breve estará liberado ao público em geral”, detalhou.

 

Ouça

Em live semanal nas redes sociais, o governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (21), a convocação imediata de mais 60 professores aprovados no concurso da Secretaria da Educação (Seduc). Agora, dos 2.500 novos professores previstos no concurso, 2.400 foram convocados. Os 100 restantes devem ser chamados até o fim deste ano, segundo a Secretaria da Educação.

Camilo Santana anunciou também duas medidas importantes para a área ambiental: a proposta de criação da política estadual de proteção aos animais e a sanção da lei que amplia o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. Sobre a política estadual de proteção aos animais, a mensagem foi enviada para a Assembleia Legislativa.

O chefe do Executivo estadual aproveitou a oportunidade para sancionar a lei que ampliou a Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, que recentemente completou 24 anos.

Perguntado sobre a variante Delta, Camilo Santana apontou que, até o momento, o Ceará possui 122 casos registrados. Continuam as ações de monitoramento e controle.

A respeito do destino dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), o governador informou.