Setembro Verde: Capacitação inclusiva amplia as perspectivas e oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência

21 de setembro de 2021 - 17:29 # # # # # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Drawlio Joca - Fotos

Sandro Quintela (47) é pedagogo e tem duas paixões: ensinar e cozinhar. Na folga das salas de aula onde ensina, ela iniciou uma nova experiência nas salas do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), onde participa da oficina de Bolos Caseiros. Homem surdo, Sandro se comunica com o auxílio do intérprete de Libras.

“Faço muitos cursos à distância, tanto de panificação como de confeitaria, mas nunca tinha tido esse acesso com um intérprete em sala de aula para me dar suporte em tudo que eu precisar, inclusive para tirar dúvidas com a professora. Eu fico muito feliz de ver que outros alunos surdos também estão se capacitando em diversas áreas através do Cepid”, conta Sandro, que aprendeu a tirar do papel os desenhos que ele mesmo cria de bolos de festa e agora já pensa em investir em outra fonte de renda.

O Cepid atende um público diverso, que inclui pessoas com e sem deficiência e segue com vagas abertas para as oficinas de bolos e atividades esportivas. Os interessados devem se inscrever na própria unidade, que fica na Avenida Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará.

No mês que celebra a Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) apresenta mais esse equipamento, que oferta uma estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho e dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessível para diversas modalidades esportivas.

Também aluna do curso de Bolos Caseiros, dona Antônia Oliveira (56) é aposentada e busca uma alternativa de renda para ajudar nas despesas de casa. “Eu moro aqui pertinho, também na Barra do Ceará, e quando vi a oportunidade das vagas me inscrevi logo. Estou aprendendo muitas coisas novas aqui no curso”, revela Antônia, que pretende começar aos poucos, fazendo encomendas para aniversários e quem sabe depois até criar seu próprio negócio.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que neste ano, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o Cepid capacitou através das qualificações mais de 300 pessoas e que, atualmente, o equipamento atende 80 atletas nas modalidades de basquete em cadeira de rodas, natação, hidroginástica, tênis de mesa, tênis de quadra e handebol. “Aqui no Cepid, nós investimos nos nossos atletas e hoje temos alunos que participam das Paralimpíadas, do Parapan, e de diversas outras competições a níveis nacional e internacional, além das oficinas e cursos com capacitações em diversas áreas com preparação para o mercado de trabalho”, ressalta Socorro França, lembrando que mais do que respeitar, acolher e incluir, nós precisamos entender que lutar por uma sociedade igualitária é compromisso coletivo.

Inaugurado em fevereiro de 2014, o equipamento tem capacidade para atender até 1.200 pessoas e vem transformando a vida de jovens como Emylle Torres (21), que dentro da  água se movimenta com confiança e esquece de todos os problemas lá fora. Emilly tem Artrogripose, uma má formação nos ossos que a fez passar por mais de 20 cirurgias desde que nasceu. Ela conta que na piscina adaptada do Cepid consegue andar e se movimentar com mais leveza e agilidade, além de fortalecer sua musculatura. “Esse espaço tem sido muito bom para mim porque consigo fazer meus exercícios e encontrar meus amigos. Posso dizer que aqui eu me sinto em casa”, completa Emylle, que treina há quatro meses na unidade.

Serviço

Cepid: Avenida Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará
Contatos: 3101.2653 / 3101.2792
Email: centrodeprofissionalizacao@gmail.com