Areninhas recebem o primeiro dia de aula do projeto Futpaz

23 de setembro de 2021 - 15:39 # # # # # # # #

Mona Lisa Mazza - Ascom Sejuv - Texto
Silvio Jr. - Ascom Sejuv - Fotos


O projeto Futpaz iniciou suas aulas nesta quinta-feira (23), nas areninhas de todo o Estado. O Projeto tem o objetivo de proporcionar a prática do futebol nas Areninhas com profissionais habilitados e ex-atletas, desenvolvendo habilidades e potencializando a modalidade esportiva praticada no Estado.

O secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, destaca que o projeto é uma oportunidade para revelar novos talentos. ”Estamos trazendo a cultura de paz no futebol, fazendo a inclusão social e levando mais uma opção de esporte e lazer para o bairro e, quem sabe, revelar nossos talentos no nosso futebol”, pontuou.

O Futpaz é um projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), em parceria com os clubes Fortaleza Esporte Clube, Ceará Sporting Club e Ferroviário Atlético Clube, e apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Secel).

Giselly Batista, 10, disse que o projeto é uma oportunidade para realizar seu sonho de ser jogadora. ”Meu sonho é ser jogadora de futebol. Eu moro aqui perto e fiquei sabendo do Futpaz pelo os meninos da rua. Agora, eu vou treinar mais para conseguir realizar meu sonho”.

O Futpaz terá duração de dez meses e vai beneficiar 2.400 crianças, com aulas práticas duas vezes por semana. As crianças devem estar comprovadamente matriculadas e frequentando a escola.

Para Silvelena da Ferreira, mãe de um aluno, o projeto é uma oportunidade para tirar as crianças da rua. “Eu vejo muitas crianças fazendo coisas erradas na rua e com o projeto aqui na areninha vai ajudar a preencher o tempo delas e sair das ruas, quem sabe até ser um jogador profissional”.

As atividades nas areninhas serão desenvolvidas por meio de jogos pré-desportivos, exercícios específicos e jogo formal, visando o aprendizado e aperfeiçoamento do futebol.

As turmas serão formadas por faixa de idade (7 e 8 anos, 9 e 10 anos e 11 e 12 anos), com dois treinos semanais, pela manhã ou à tarde.

Há a possibilidade de aulas ministradas com os ídolos dos clubes, que são referências para a juventude.