Valorização do artesanato: Loja CeArt na Praça Luiza Távora, em Fortaleza, é reinaugurada

23 de setembro de 2021 - 19:59 # # # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes - Fotos


O Governo do Ceará entregou nesta quinta-feira (24), a loja da CeArt situada na Praça Luiza Távora, em Fortaleza. O evento teve transmissão ao vivo nas redes sociais e foi comandado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e pela vice-governadora, Izolda Cela. O equipamento será vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e na inauguração contou com a presença da titular da pasta, Socorro França. A loja passou por uma modernização da estrutura, com reforma elétrica, hidrossanitária, troca de pisos e telhado, climatização e atualização do layout. Além das melhorias na loja, foi efetuada a reforma da fonte e construída uma nova pista de skate. As obras, que totalizam um investimento de pouco mais de R$ 3 milhões,  foram gerenciadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“Não só aos que estão aqui, mas meus parabéns a todos os artesãos do Ceará. Vocês mantém a história da cultura cearense viva com seus artesanatos. Teremos em breve aqui um café com leitura, um espaço gostoso para tomar café e ler à vontade, e será um local todo caracterizado com o nosso artesanato, da xícara ao café com leite servido. E fica aqui meu convite para que venham conhecer o nosso espaço da CeArt, que está muito bonito e climatizado. É um investimento que teve a sensibilidade de refazer essa loja, mas também o espaço da Praça Luiza Távora com pista de skate, e mais recentemente uma brinquedopraça. Além disso, como política de valorização do nosso artesanato, implementamos a carteirinha do artesão, promovemos cursos de capacitação, e um selo de autenticidade que garante a procedência cearense do produto”, enumerou a primeira-dama, que também falou das ações do governo durante a pandemia, como a implementação da loja virtual e a distribuição de cestas básicas aos artesãos.

“A reinauguração da unidade da CeArt da Praça Luiza Távora vem coroar um forte trabalho de modernização da política de artesanato. Isso passa pelos espaços que estamos ocupando com a abertura de novas lojas, pela identidade visual, e mesmo pela organização que temos dado às lojas. Tudo isso segue as diretrizes da primeira-dama Onélia Santana, que reconhece no artesanato uma forte política de geração de emprego e renda, e, sobretudo, de valorização do nosso povo e da nossa história”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

A reforma

A reforma da loja iniciou em janeiro de 2020. Anteriormente, já havia sido realizada uma revitalização nos castelinhos, restauro da imagem da Nossa Senhora de Fátima e intervenções paisagísticas na Praça Luiza Távora. Além das melhorias na loja, foi feito o restauro da fonte da Praça. Pronta para o uso, ela agora será ligada, diariamente, por uma hora, sempre das 17h às 18h.

Um dos “castelinhos” da Praça terá uma cafeteria. Em diálogo com os skatistas que utilizam a praça, a SPS construiu uma nova pista de skate. As características da pista atendem às demandas dos usuários, que apontaram as manobras praticadas naquela área, para adequação do equipamento.

No último mês de junho, a Praça Luíza Távora recebeu uma brinquedopraça, dentro do programa Mais Infância Ceará.

 

“Ficamos muito felizes de participar dessas ações coordenadas que impulsionam e melhoram a condição de trabalho aos artesãos, esse tipo de trabalho tão nobre e valoroso, que é o artesanato. A nova loja está muito bonita mesmo, e vale muito vir aqui para conhecer, mas não apenas isso, o espaço da praça é convidativo para crianças, jovens, adultos, enfim toda a família, para quem gosta de esporte tem opções. Esse conjunto de ações é importante para que possamos dar o suporte necessário aos artesãos, e que eles tenham uma boa condição de venda, e um retorno a partir dos negócios que promovemos aqui neste espaço”, ressaltou Izolda Cela.

 

Uso da praça

A ocupação da praça e sua utilização por esportistas e comunidade do entorno têm acontecido de forma coletiva com a instituição do Conselho de Gestão Participativa. São 13 membros que discutem e propõem melhorias para a praça. Com ele, a gestão da SPS dialoga com toda a comunidade que utiliza a praça, possibilitando um uso consciente e respeitoso do espaço. Uma das demandas já apresentadas e em encaminhamento é a criação de um espaço pet.

Para a artesã Maviniê Mota, que trabalha com a arte desde 1984, a reinauguração é um momento muito especial. “Estou na CeArt desde 1989 e sou uma artesã que nunca deixou de fornecer para a Ceart, até os dias de hoje. E agora podemos dizer que temos um espaço mais aconchegante, bonito, perfeito. Durante todo esse tempo que estou aqui já tivemos outras reformas, mas nunca nesse nível de excelência, e que veio para conquistar o cliente, conquistar o turista”, celebrou.

De Juazeiro do Norte, e especializado em xilogravura, José Lourenço sempre tem produtos expostos na CeArt e demonstrou muita alegria com o novo espaço. “Ficou uma loja muito moderna, bonita, arrumada e decorada. É muito bonito ver os artesanatos muito bem apresentados e que representam bem a arte do Ceará”, disse.

Lojas CeArt

No último mês de junho, foi inaugurado um quiosque no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Na praça Luíza Távora, durante a reforma na loja galeria, um dos castelinhos recebeu uma instalação conceito para vender produtos do artesanato cearense. No último mês de setembro, com a retomada das atividades, foi reaberta a Loja CeArt no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No ano passado, um novo espaço fixo da CeArt foi inaugurado, no Shopping Aldeota, somando ao ponto de venda já existente no RioMar Shopping.

Vendas on-line

Enquanto os pontos fixos de venda estiveram fechados, a equipe começou a receber pedidos através do canal de vendas do WhatsApp. Em junho de 2020, foi lançada a loja virtual onde peças selecionadas estão à venda com entrega gratuita para a cidade de Fortaleza. Com essas iniciativas, o objetivo é ampliar o alcance das produções e alavancar a geração de renda para os artesãos. A loja está disponível no endereço: www.lojaceart.online. As vendas on-line têm entrega gratuita em Fortaleza.