Gestores e técnicos da SSPDS aderem Programa de Integridade da CGE

24 de setembro de 2021 - 13:42 # # # # #

Ascom CGE - Texto e Foto


Com o intuito de conhecer melhor o funcionamento dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) aderiu, na tarde dessa quinta-feira (23), ao Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual. A Coordenadoria de Controladoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) é responsável por gerenciar a implementação do Programa nos órgãos e entidades estaduais. A SSPDS é a 13ª setorial do Estado a adotar o programa. O encontro entre gestores e técnicos da SSPDS ocorreu de forma online por meio de uma plataforma digital.

Além do gestor da SSPDS, Sandro Caron, e o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, também participaram do momento o secretário Executivo da SSPDS, Samuel Elânio Oliveira, e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales. Participaram ainda da reunião, técnicos da SSPDS e a equipe da Coordenadoria de Controladoria da CGE, responsável por gerenciar a implementação do Programa nos órgãos e entidades estaduais.

Durante o encontro, os participantes foram orientados sobre a implantação do Programa. O titular da SSPDS, Sandro Caron, destacou a importância do processo de adesão pela secretaria. “Paralela às ações operacionais, que é nossa prioridade, nós também temos grande atenção para as questões da gestão. Nosso objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho para as Polícias que estão nas ruas combatendo o crime”, concluiu ele.

Programa de Integridade do Poder Executivo
O Programa de Integridade será implementado a partir da aplicação de Diagnóstico de Integridade pela CGE, com a finalidade de conhecer o funcionamento dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, avaliar a estrutura de controle interno e identificar oportunidades de melhoria e fragilidades que possam impactar no alcance dos objetivos institucionais.

A partir do recebimento do Diagnóstico de Integridade, os órgãos e entidades avaliados irão elaborar o Plano de Integridade para suprir as eventuais lacunas identificadas.

A CGE, enquanto órgão central do Sistema de Controle Interno, coordenará a implantação do Programa de Integridade nos órgãos/entidades, orientando, validando e monitorando a aplicação dos instrumentos.