Reconhecimento: Sefaz-CE presta homenagem a quem ajudou a construir a sua história

1 de outubro de 2021 - 12:02 # # # # #

Natália Coutinho - Ascom Sefaz - Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), realizou, nessa quinta-feira (30), congratulações a 46 servidores que se aposentaram entre agosto de 2020 e julho deste ano. Na oportunidade, também foram realizadas homenagens póstumas aos servidores Antônio Linhares Neto, Francisco Farley Cordeiro Teixeira, Francisco Otoni de Queiroz Moura, José Evanildo Carneiro, José Wilson Soares Carneiro e Raimundo Nonato Magalhães Lôbo. A cerimônia virtual foi transmitida pelo canal Sefaz Ceará no Youtube.

O momento de reconhecimento aos serviços prestados pelos recém-aposentados e de saudade dos fazendários falecidos fez parte da programação que marca o Dia do Servidor Fazendário, comemorado em 28 de setembro.

A secretária executiva da Receita, Liana Machado, agradeceu a presença de todos e destacou que a homenagem é realizada anualmente desde 2012. “Este é um momento de alegria e gratidão pelo que cada um viveu ao longo da vida. Cada fase tem a sua graça, encontros, desencontros, alegrias e tristezas. O importante é se perceber constantemente como um novo ser. A aposentadoria é uma nova fase com o verbo esperançar, que a família se reorganiza e passa a ver as coisas com outro olhar. Os reconhecidos hoje estarão sempre conosco e com essa grande instituição que completa 185 anos.”

Fabrízio Gomes, secretário executivo do Tesouro e Metas Fiscais, ressaltou que o evento é uma das maiores homenagens da Sefaz ao servidor. “Agraciar os aposentados é como condecorar os nossos pais. Muitas vezes encontrei em colegas um pai para me orientar na minha carreira profissional”.

A secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Sandra Machado, ressaltou a importância da trajetória profissional dos homenageados para o desenvolvimento do Estado. “Nós somos uma teia indelevelmente ligada. Nós temos a certeza que cada um dos homenageados se dedicaram à missão de ser servidor fazendário e estão com o dever cumprido.”

Homenageados

Representando os recém-aposentados, o servidor Jaime Cavalcante enfatizou a forte relação com a Instituição. “A Sefaz faz parte de toda a trajetória da minha vida. Hoje, após 39 anos de serviço prestado, me despeço das minhas atividades nesta Casa. Estranho, eu acreditava que ficaria triste. Mas, agora, sinto exatamente o oposto. Estou feliz e gratificado. Faço uma homenagem também a todas entidades de classes fazendárias. Agradeço aos colegas recém-homenageados pela responsabilidade de representá-los.”

Jaime Cavalcante também lembrou das missões assumidas na Sefaz “Muitos desafios me foram confiados, mas destaco um inesquecível: coordenar a equipe que idealizou o Memorial da Sefaz, em 1998. Foi minha forma de agradecer a todos aqueles que brilhantemente se empenharam na construção de uma instituição que hoje é referência nacional. E tive a alegria de ver o Centro de Memória da Fazenda ser reinaugurado e institucionalizado, neste último dia 27. Também tenho o sonho realizado de ter colegas fazendários como secretários da Sefaz, pois nós somos capazes de gerir a nossa própria casa”.

A coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Dulce Anne Lucena, apresentou as placas de congratulação que serão entregues aos homenageados. ““Essa placa simbólica é como o nosso prêmio do Oscar. O mais importante é o que foi conquistado com o outro. Cada um deixa marcas profissionais e pessoais, fazendo parte dessa história.”

Padrinhos e madrinhas

Cada homenageado escolhe um padrinho ou uma madrinha, que tem a responsabilidade de acompanhar e cuidar dos aposentados nesta nova etapa da vida. Representando os novos tutores, o servidor Pedro Júnior declarou que esse é um momento de ratificar o sentimento de ser fazendário. “Não é porque nos aposentamos que deixamos de ser fazendários, até porque não deixamos de ser cidadãos. O nosso papel social é muito rico, muitas famílias dependem dele. Então, não podemos perder essa essência de ser fazendário e cidadão. Nós aposentados saímos deixando o terreno da Fazenda, cada vez mais, fértil para os novos fazendários que chegam.”

Homenagens póstumas

O momento de homenagem aos servidores falecidos no período de setembro de 2020 a julho de 2021 foi marcado pela saudade. “Esse é um dos momentos mais sensíveis e emocionantes dessa homenagem. É o adeus àqueles que não mais veremos no curto prazo”, declarou a secretária executiva Sandra Machado. A gestora citou ainda uma passagem da vida de Mahatma Gandhi: “minha mensagem é a minha vida”.

O evento contou com a apresentação da cantora Aparecida Silvino e foi conduzido pela servidora da Cedep, Joelina Barros, que finalizou o evento com a fala: “Lembrem-se: a vida segue cheia de esperança, do verbo esperançar. Sigamos com isso em nossos corações.”

Aposentados

Alexandre Adolfo Alves Neto
Angélica Maria Alves Guimarães
Antônio Armando da Ponte Guimarães
Antônio Hélio Marques Jucá
Antônio Hilton Canuto Lima
Antônio Janio de Sousa
Antônio José da Silva
Antônio Pedro Gonçalves Loiola
Carlos Alberto Silva de Lima
Carlos Augusto Soares Ribeiro
Celma Maria de Amorim Gomes
Cláudia Lima de Menezes Clemente
Edilson da Costa Mendes
Edilson Izaias de Jesus
Flávio Assunção Cavalcante
Francilene Nogueira Angelim
Francisco Alfredo da Silva
Francisco Cavalcante Sobrinho
Francisco de Sousa Franco
Francisco Euzébio Moreira Coutinho
Francisco Soares Ferreira
Itamar Cristino Maciel
Jaime Cavalcante de Albuquerque Filho
José Afonso Palhano dos Santos
José Airton Farias Alencar
José Analdo da Silva
José Maria Dantas Vieira
José Mirtônio Colares de Melo
José Orlane Falcão Graça
Laureano de Melo Filho
Lúcia de Fátima Leôncio Félix
Luciano Rodrigues Lucas
Luiz Glastony Luna Lima
Marcus Augusto Vasconcelos Coelho
Maria Cristina Moreira Dias
Maria de Fátima Abreu Dantas
Maria Erilene Vieira
Maria Irleila Feitosa
Raimundo Nonato dos Santos
Sandra Maria Sousa Menezes
Silvana Maria Braga de Sousa
Teresinha Pontes Ribeiro
Valdenir Oliveira de Queiroz
Valéria Passos Brasil
Vera Regina Machado Napoleão de Oliveira
Verônica Gondim Bernardo