Governo do Ceará e Fundação Bernard van Leer debatem potencialização e o impacto transformador das brinquedopraças com municípios cearenses

14 de outubro de 2021 - 13:07 # # # # # # # #

Déborah Vanessa - Ascom Gabinete da Primeira-Dama do Ceará


O Governo do Ceará e a Fundação Bernard van Leer debateram nesta quinta-feira (14) “Cidade e Infância” com gestores dos municípios cearenses. A ação propõe a ampliação do impacto transformador das brinquedopraças nas comunidades cearenses e a potencialização destes espaços para a promoção das interações positivas entre crianças e cuidadores e também com o ambiente ao redor. A reunião contou com as presenças da primeira-dama do Estado e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana, e da representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal.

A primeira-dama ressaltou a parceria do Estado com a Fundação Bernard van Leer e também com os municípios nas ações voltadas para infância.“Que bom que o nosso Ceará tem esse afeto de toda equipe, essa atenção, esse carinho da Fundação Bernard van Leer. Entre as ações a Urban 95 em alguns municípios do Ceará. Isso é muito importante para o nosso estado. Para o Ceará é uma satisfação termos a fundação como parceira”, disse. “Nós sabemos que o Programa Mais Infância Ceará não age sozinho, não executa sozinho. Muito pelo contrário. É uma força muito grande que vem dos municípios cearenses. Esta é uma parceria muito grande, porque é ligada ao eixo do brincar do programa, que são as brinquedopraças. O intuito é potencializar o impacto transformador desse espaço nas comunidades cearenses”, completou.

A Fundação Bernard van Leer faz parte da coalizão pela primeira infância em parceria com o Governo do Ceará em ações com foco no desenvolvimento integral das crianças. “Eu falo com bastante emoção, porque o Governo do Ceará sempre nos provocou para trazer a iniciativa Urban 95 para o estado. Já somos parceiros de Fortaleza, Crato e Sobral na iniciativa Urban 95, mas é a primeira vez que a gente faz uma parceria no âmbito estadual para poder influenciar, poder refletir sobre os espaços públicos e a perspectiva do desenvolvimento da primeira infância para tantos municípios. Uma oportunidade que o estado está oferecendo a partir do Mais Infância Ceará para cada um dos municípios”, enfatizou.

Durante o encontro, Claudia Vidigal apresentou detalhes da iniciativa e o cronograma planejado de atividades para ainda este ano. Serão cinco webinars com especialistas em primeira infância e em espaços públicos. Os quatro primeiros encontros serão com os gestores dos municípios com temas como criança e natureza, intervenções urbanas, engajamento da comunidade e ciência e comportamento. Já o último será voltado para agentes sociais que serão multiplicadores de ações da infância através da jornada de WhatsApp.

28 de outubro – Intervenções urbanas, com Pé de Infância;
29 de outubro – Criança e natureza, com o Instituto Alana;
04 de novembro – Engajamento da comunidade, com Boa Praça;
11 de novembro – Ciência e Comportamento, com Sam Sternin;
18 de novembro – Jornada de WhatsApp, com Pé de Infância.