SPS celebra Dia das Crianças com famílias venezuelanas

14 de outubro de 2021 - 15:59 # # # # # # #

Ascom SPS - Texto


Um dia para ficar na memória de crianças e adolescentes indígenas refugiados, da etnia warao. Com o olhar fixo nos aviões decolando, cerca de 20 crianças venezuelanas participam de um encontro com vista para o céu, na tarde da última quarta-feira (13), na unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A ação foi uma iniciativa do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que já atendeu, entre os meses de janeiro e outubro, 855 pessoas.

Atentos a todo movimento, adultos e crianças chegaram e já puderam acompanhar uma decolagem. O avião subia e as crianças se emocionavam. Exaltadas, elas acenavam com as mãos e gravavam cada voo. Nenhum detalhe escapou de seus pensamentos, que eram compartilhados em voz alta: “!Que bonito!”. Em fila, os pequeninos seguiam pelo hangar, encantados com a movimentação no local. Entre helicópteros, aeronaves, pousos e decolagens, as perguntas iam surgindo e a euforia tomava conta.

Para a titular da SPS, Socorro França, atividades como essa ajudam a melhorar o dia dessas crianças que já lidam com realidades tão duras. “Sabemos que a aviação é algo que encanta todas as idades, são crianças que sonham com uma vida melhor e precisam do nosso apoio. Precisamos olhar e tratar os imigrantes e refugiados como nossos irmãos que migram para o Ceará em busca de oportunidade”, defende a secretária.

O capitão da unidade, Elton Oliveira, fala da satisfação em receber as crianças e suas famílias no hangar da coordenadoria. “Estamos acostumados a receber um público variado, mas atender crianças, principalmente em situação de vulnerabilidade, tem um olhar especial. Para nós é uma alegria inenarrável tê-los aqui e poder compartilhar um pouco das nossas experiências com eles. A Ciopaer estará sempre de portas abertas”, disse.

As crianças conheceram as instalações da unidade com direito a foto próximo aos helicópteros parados. Como agradecimento, as famílias fizeram uma apresentação de dança típica da Venezuela.

A coordenadora do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SPS, Lívia Xerez, avalia a importância desse momento. “Nosso compromisso é construir uma relação respeitosa com os migrantes que vêm ao Ceará. Essas famílias precisam de nós, da nossa atenção e carinho. Hoje preparamos um dia especial para eles. Que essas crianças possam viver um dia diferente, de maneira acolhedora, com brincadeiras, passeios, lanches do jeito que elas merecem”.

Atendimento humanizado

O Programa trabalha com políticas que abrangem trabalho escravo, tráfico de pessoas nacional e internacional, e migração e refugiados. O setor articula políticas de prevenção, atenção à vítima e repressão ao crime no Estado.
O atendimento aos imigrantes é feito presencialmente, mediante agendamento prévio pelo telefone e WhatsApp (85) 98439-3462 ou pelo e-mail: netp.sps@sps.ce.gov.br.