Secretaria da Fazenda recebe visita da Sefaz de Pernambuco para troca de experiências

25 de novembro de 2021 - 16:28 # # # # #

Ascom Sefaz - Texto e fotos

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recebeu, na última quarta-feira (24), a visita de uma comissão do Fisco de Pernambuco para conhecer as boas práticas da Receita Estadual. Na oportunidade, foram apresentadas iniciativas como o Gabinete Virtual, o Planejamento Estratégico, a Gestão de Pessoas, o Centro de Memória da Fazenda e os programas Sua Nota Tem Valor e Educação Fiscal.

Durante a manhã, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, deu as boas-vindas aos gestores fazendários pernambucanos: Fábio Soares (secretário Executivo de Coordenação Institucional), Walclécia dos Santos (superintendente de Gestão de Pessoas) e Daniella Silva (superintendente de Planejamento Estratégico). Em seguida, os visitantes participaram de reunião com o orientador da Célula de Planejamento (Ceplan), Sandro Cassiano; a coordenadora de Gestão de Pessoas, Dulce Lucena; o coordenador Administrativo Financeira, Saulo Toscano; a coordenadora de Relações Institucionais , Germana Belchior; e a orientadora da Célula de Governança de TI, Isabelle Gomes.

“É uma alegria receber essa visita e é uma excelente troca de experiências. Nós também temos ido ao Estado de Pernambuco para conhecer as boas práticas. Então, são duas Secretarias que podem contribuir muito com o desenvolvimento uma da outra”, declarou a secretária Fernanda Pacobahyba.

Ao conhecer o Gabinete Virtual e o monitoramento de projetos da Fazenda do Ceará, Daniella Silva, superintendente de Planejamento Estratégico da Sefaz-PE, destacou a transparência e disponibilidade dos dados na Intranet. “O grande diferencial é essa gestão à vista, proporcionando que todos os gestores e funcionários tenham acesso às metas, aos projetos e aos indicadores”, afirmou.

Walclécia dos Santos, superintendente de Gestão de Pessoas da Sefaz-PE, ressaltou as ações e projetos da área de recursos humanos. “É um desafio para os servidores públicos modernizar a gestão pública. A gestão de pessoas da secretaria da Fazenda do ceará apresentou diversos projetos que, com certeza, são ideais para nós em Pernambuco. Entre eles, destaco o projeto de trabalho híbrido para os fazendários”, disse.

Centro de Memória

No período da tarde, os gestores da Sefaz Pernambuco visitaram o Centro de Memória da Fazenda. Para o secretário Executivo de Coordenação Institucional, Fábio Soares, “Sempre ouvimos boas referências em relação às ações e projetos do Ceará. Então, viemos conhecer as iniciativas na área de Tecnologia da Informação, administrativo financeiro, gestão de pessoas e planejamento estratégico para levarmos essas experiências para Pernambuco.”

Na visita ao Centro de Memória da Fazenda, o gestor pernambucano realçou a importância do novo espaço para a história fazendária do Ceará. “Nós temos um projeto muito similar. Então, vamos nos espelhar nessa iniciativa para implantarmos o nosso Memorial Sefaz Pernambuco”, contou.

A visita ao Centro de Memória foi guiada pela supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal da Sefaz, Clarissa Barroso; a orientadora da Célula de Comunicação Institucional da Sefaz, Imaculada Vidal; e pela gestora cultural e colaboradora da Sefaz, Mariana Ratts.