44 veículos vistoriados e seis multados em blitze da Semace na região Norte

29 de novembro de 2021 - 13:34 # # # # #

Ascom Semace - Texto e fotos

Sobral e Canindé contaram com novas blitze da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para coibir a fumaça irregular de veículos a diesel que transitavam na região. As vistorias ocorreram nos dias 25 e 26 de novembro, nas rodovias CE 178 – KM 99 e BR 020 – KM 310 (respectivamente), multando seis dos 44 veículos abordados.

As multas para motoristas com veículos expelindo fumaça preta fora dos limites previstos na legislação variam de R$ 2.046,60 a R$ 8.186,40. Na ocasião, os agentes da Semace aplicaram multas a proprietários de caminhão, ônibus e caminhonetes que relataram não estarem em dia com a revisão preventiva do veículo.

As vistorias dos veículos são realizadas por meio da observação visual. A medição da intensidade do negrume indicador de poluição contido na fumaça é feita através da Escala de Ringelmann, impressa numa cartela padronizada. O equipamento é constituído de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.

Os veículos autuados têm 15 dias – a contar da data da lavratura do auto de infração –para serem regulados e apresentados na Superintendência, onde serão submetidos a uma nova vistoria.

A ação foi realizada pelos agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia com apoio de técnicos da Diretoria Regional de Sobral (Disob), além das polícias Rodoviária Estadual e Federal.