ESP/CE apresenta resultados de pesquisa pioneira sobre o histórico clínico de pacientes com Covid-19 no Ceará

3 de dezembro de 2021 - 15:32 # # # # # # # #

Elon Nepomuceno - Ascom ESP/CE - Texto
Déborah Muniz -Arte gráfica

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizará, na próxima terça-feira (7), o encontro científico Evolução clínica de pacientes acometidos pela Covid-19 nos hospitais estaduais do Ceará: comparação entre 1ª e 2ª ondas. O evento tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa ResCovid, iniciada pelo Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE em abril de 2020.

Ao longo dos últimos meses, uma equipe multidisciplinar percorreu seis unidades públicas de saúde estaduais, a fim de coletar dados referentes às internações provocadas pelo coronavírus – do início dos sintomas até o fim do acompanhamento médico – e identificar os fatores demográficos e socioeconômicos que impactaram nos desfechos de melhora clínica com alta hospitalar ou óbito dos pacientes. Tudo por meio de um formulário eletrônico.

Participaram do estudo os hospitais Estadual Leonardo da Vinci (Helv), São José (HSJ), Geral de Fortaleza (HGF) e os Regionais do Cariri (HRC), Norte (HRN) e do Sertão Central (HRSC). Juntos, os equipamentos contribuíram para a formação de um banco de dados com mais de seis mil inscritos.

“Com estas informações, poderemos fazer melhores análises e ter mais conhecimento sobre a doença [Covid-19], além de identificar as sequelas que ela deixa em pacientes, uma vez que já iniciamos uma série de entrevistas com pacientes pós-alta”, destaca o diretor do Cenic, Jadson Franco.

Inscrições

O encontro é aberto ao público e conta com certificação para os participantes. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Even3. Para ter acesso ao evento, também será necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 (pelo menos duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen).

Programação

Os resultados da ResCovid serão apresentados pela médica infectologista e integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Ana Paula Matos Porto. Haverá, ainda, um momento de discussão e análise dos dados com o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, e o cientista-chefe da Saúde do Estado e coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec), José Xavier Neto. A mediação será do diretor do Cenic, Jadson Franco.

Serviço

Encontro científico Evolução clínica de pacientes acometidos pela Covid-19 nos hospitais estaduais do Ceará: comparação entre 1ª e 2ª ondas
Quando: terça-feira (7), a partir das 19h30
Onde: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles)
O evento também será transmitido pelo canal da ESP/CE no YouTube