Aprovado crédito para financiar o Programa Ceará Mais Digital

8 de dezembro de 2021 - 14:35 # # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Ascom ALCE - Foto


Uma importante fonte de recursos para viabilizar a transformação digital no Estado do Ceará foi aprovada na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (8): contratação de crédito externo no valor de U$$ $31 milhões, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O recurso tem destino certo: financiar o Programa para a Transformação Digital do Governo do Ceará (Programa Ceará Mais Digital).

Desde 2007, foi iniciado no Estado a construção de uma infraestrutura de alta tecnologia, o Cinturão Digital do Ceará (CDC), criada para suprir suas próprias necessidades de comunicação e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento do Estado, que ainda apresentava índices baixos de acesso à internet. A partir do Cinturão Digital, a população cearense, especialmente do Interior, foi beneficiada com conectividade adequada, possibilitando, por exemplo, o monitoramento de cargas, instalação de ambientes de tecnologias nas escolas, implantação de centros de ensino à distância e sistema de videomonitoramento.

“Não obstante a todo esse esforço, há a necessidade de avançar em investimentos em programas de incentivo para que a população possa dispor desses tipos de equipamentos eletrônicos”, justifica o Governo do Ceará na proposta apreciada na Assembleia, ressaltando que o Estado desenvolve outra importante iniciativa que é a distribuição de tablets aos alunos das universidades e escolas públicas estaduais, para melhorar o acesso ao ensino remoto, sobretudo durante a pandemia de Covid-19.

“E nessa jornada digital, com seus claros avanços e sistemáticos investimentos, o Governo do Ceará, por meio de diversos órgãos, tem executado programas com o propósito de alavancar a implantação de estratégias de gestão de TIC”, aponta o Executivo estadual, destacando ações como o Programa Governo Digital do Ceará e Programa Controle Interno Governamental.