Íris apresenta metodologia e resultados de simplificação em Linguagem Simples e Direito Visual

8 de dezembro de 2021 - 17:09 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

Linguagem Simples e Direito Visual são técnicas usadas para tornar a comunicação do governo com o cidadão mais acessível e inclusiva. O Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará desenvolve projetos nessas duas áreas, e, a partir da aplicação e cooperação com parceiros, desenvolveu o Guia ÍRIS de Simplificação: Linguagem Simples e Direito Visual. O material será lançado nesta quinta-feira (9), às 16h, com inscrições através do link.

Natalia Esper, gestora de redes do Íris, reforça que o Guia é fruto da estratégia de redes do ÍRIS e da prática de cooperar para inovar. “Este produto é uma síntese do que aprendemos com os projetos e parcerias, com a trajetória que trilhamos com cada parceiro, ao sensibilizar, formar e capacitar servidoras e servidores públicos para aplicar Linguagem Simples e Direito Visual em seus documentos e comunicações”, reforça Natalia.

No evento, também serão apresentados casos bem-sucedidos de aplicação das técnicas com os seguintes órgãos: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Vapt Vupt Ceará, Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará (CGE), Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, e Mariana Zonari, gestora de Inovação Jurídica, participam da programação apresentando as etapas de aplicação de Linguagem Simples e Direito Visual. Já Yuri Lima, agente de inovação jurídica do Íris, apresenta as etapas de checagem da metodologia.

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação no Estado, centrada no cidadão para desenvolver melhores serviços e políticas públicas.

Serviço

Lançamento do Guia ÍRIS de Simplificação: Linguagem Simples e Direito Visual

Data: 09 de dezembro (quinta-feira_

Horário: 16h
Inscrições