SPS disponibiliza questionário para Pesquisa Estadual sobre a população LGBT+ cearense

9 de dezembro de 2021 - 16:42 # # #

Ascom SPS Texto
Thiara Montefusco Foto

O formulário pode ser acessado na aba destaques do site da Secretaria

O formulário para a primeira Pesquisa Estadual sobre a população LGBT+ cearense já está disponível para acesso e preenchimento, no site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Lançada na manhã desta quinta-feira (9), véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a pesquisa tem o objetivo de coletar dados para construção de políticas de interiorização voltadas para a população LGBT+.

A divulgação foi realizada em transmissão ao vivo, no canal da Secretaria no Youtube, e contou com representações da sociedade civil e do poder público para falar sobre a importância da pesquisa para a população, em nível estadual e nacional.

A secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, relatou os diversos projetos e formações desenvolvidos pela SPS desde 2019, com foco na população LGBT, e felicitou a pesquisa. “Foi um trabalho que se iniciou há mais de um ano, uma pesquisa construída a muitas mãos. Estou muito entusiasmada porque a pesquisa vai nos trazer um recorte social, econômico, que é uma parte que a gente não vê. Da educação das pessoas LGBT, escolaridade”, ponderou. “Os resultados vão direcionar o trabalho da secretaria daqui para frente”, finalizou.

“Hoje é um momento único, onde o Estado, através da SPS, está dizendo ‘nós precisamos saber quem somos, onde estamos, o quê que nós fazemos e, principalmente, quais os indícios de vulnerabilidade que a nossa comunidade está passando, quais as necessidades sociais a nossa comunidade está enfrentando’”, explicitou o supervisor técnico do Núcleo da Diversidade Sexual do município de Sobral, Rogers Saboia. “A palavra de hoje é de agradecimento, de reconhecimento e de mobilização”, complementou.

Também participaram da solenidade a presidente do Fórum Nacional de Gestores LGBT, Valdirene dos Santos; a presidente da Comissão de Diversidade da OAB Ceará, Ivna Costa; a coordenadora de Políticas Públicas do Direitos Humanos da SPS, Bárbara de Oliveira; e o coordenador especial de Políticas Públicas para LGBT da SPS, Narciso Júnior. A mediação foi realizada pela coordenadora do Centro Estadual De Referência LGBT Thina Rodrigues, Silvinha Cavalleire.

A presidente da Comissão de Diversidade da OAB Ceará, Ivna Costa, parabenizou o protagonismo da pesquisa. “É uma iniciativa muito importante para a confecção de políticas públicas efetivas. Além disso, a quantificação e a geração de dados importantes para possibilitar novas pesquisas e alicerçar conhecimentos científicos sobre a nossa população. A pesquisa vem em um excelente momento, nos faltam dados e acredito que tenha muito a agregar ainda em todos os sentidos”, afirmou.

Formulário

Realizada por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, a pesquisa contempla dez dimensões: identificação pessoal; habitação; etnia e raça; pessoa com deficiência; educação; trabalho e renda; saúde; assistência social; segurança pública e avaliação da pesquisa.

Para acessar o questionário clique aqui.

Distribuição

O questionário será aplicado e distribuído nas 14 regiões de planejamento do Estado do Ceará, através do site oficial da SPS, operacionalizado via Google Forms.

“Nós pensamos a pesquisa para contar com o apoio das instituições públicas estaduais e municipais, bem como com a participação da sociedade civil organizada, para sua divulgação nos diferentes municípios cearenses, por região”, explica o coordenador especial de Políticas Públicas para LGBT da SPS, Narciso Júnior. “O apoio é importante para que consigamos dimensionar a nossa população de uma maneira mais clara. Para que possamos apresentar esses dados para o Estado, mas também enviar para para os gestores municipais qual é a realidade do LGBTQIA+ daquela cidade”.

A pesquisa ficará disponível na aba destaques, localizada na aba principal do site da SPS. (https://www.sps.ce.gov.br/) A proposta é que o resultado seja divulgado até 28 de junho de 2022.