Complexo Mais Infância: Primeiras mulheres certificadas já sonham com mudança de vida

15 de dezembro de 2021 - 17:00 # # # # # # #

Keiliane Gomes - Ascom SPS - Texto
Romário Pinheiro - Fotos

Mais que cursos, oportunidades de começar algo novo ou de reencontrar o caminho de volta para si. Para muitas das 31 alunas das turmas de Cabeleireira e de Manicure e Pedicure do Complexo Social Mais Infância Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, localizado no bairro João XXIII, em Fortaleza, os certificados recebidos hoje são passaportes para o futuro. “É como se eu tivesse renascido das cinzas, me sinto uma fênix pois estava parada há 15 anos. Estou recomeçando. Vou partir para a luta aos 69 anos porque quem está velho é o mundo. Agradeço ao Governo do Ceará, e sei que falo pela comunidade, que acolhe este grandioso projeto”, celebra Liduina Zaranza, 69 anos, aluna do curso de Cabeleireira, certificado na mão, kit de trabalho na outra e a energia de quem tem inúmeras ideias na cabeça.

Inaugurado em 13 de outubro de 2021, o Complexo Social Mais Infância Maria de Lourdes Moreira Leite Lima é um espaço de transformação social para pessoas de todas as idades. A unidade, coordenada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e idealizada pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, oferece cuidado integral e integrado às crianças e suas famílias. Além dos cursos de qualificação profissional, o Complexo disponibiliza atividades educacionais, esportivas, culturais e de geração de renda. Nesta quarta-feira (15), foram certificadas 13 concludentes da turma Cabeleireira e 18 da turma Manicure e Pedicure. As aulas foram realizadas nos meses de novembro e dezembro e contam com carga horária total de 100 horas/aula. Os cursos foram realizados em parceria com o Instituto Maria da Hora.

Para a titular da SPS, Socorro França, a qualificação profissional é o caminho para a autonomia, especialmente das mulheres. “Esta unidade foi pensada para acolher e construir experiências e sonhos. É um espaço para desenvolver as habilidades de todas, todos e todes que aqui vierem. Hoje estamos felizes e emocionadas não só pela primeira formatura das muitas que certamente teremos neste Complexo, mas pelo sorriso nos rostos e pelo brilho nos olhos de cada uma dessas mulheres que enxergam um novo futuro se aproximando”, destacou a secretária.

Formanda do curso de Manicure e Pedicure, Jeana Silva, 42 anos, explica, em lágrimas, que o curso representa muito, já que possibilita imensa mudança em sua rotina diária. “Esse certificado me tira do cotidiano de dona de casa. Serei além! Vou poder me sustentar, vou ter minha própria renda, sem depender de ninguém. O curso não vai parar aqui, significa muito para mim e para minhas filhas. Quero fazer outros inclusive, não vou parar por aqui. Essa qualificação tira um peso enorme das minhas costas e de tantas outras mulheres que estão aqui”, reforça. Shyrley Costa, 34 anos, nova Cabeleireira da cidade, concorda com a colega. “Esse curso mudou minha vida, me deu mais estabilidade. Sou mulher, sou mãe solo e a qualificação me permite autonomia financeira e capacidade de investir na educação da minha filha. Já estou trabalhando na área e espero que haja mais cursos para que possamos ter mais capacitação profissional e crescimento em todos os setores de nossas vidas”, explica.

“A qualificação profissional veio somar com as ações do Complexo Social Mais Infância. Esta é uma unidade intergeracional e nossos cursos são ofertados para todes. As pessoas que são capacitadas aqui saem também com os kits instrumentais de trabalho para que tenham condições de realizar suas atividades logo que concluírem as aulas, o que dá autonomia e liberdade a essas pessoas”, destaca Rebeca Cortez, coordenadora de Inclusão Social da SPS.

Fortaleza conta com dois Complexos Sociais Mais Infância, um no bairro João XXIII e outro no bairro Cristo Redentor. As duas unidades fazem parte do programa Mais Infância Ceará. Novas turmas serão certificadas no próximo dia 20 de dezembro, às 14h30, no Complexo Social Mais Infância Padre Gaetan Minette Tillesse (Padre Caetano), no bairro Cristo Redentor.