Organizações da Sociedade Civil recebem tíquetes Vale Gás entregues pelo Governo do Ceará

23 de dezembro de 2021 - 15:27 # # # # # #

Ascom SPS - Texto

A entrega está sendo realizada para 100 entidades vinculadas ao programa Mais Nutrição, na Capital

Cleidiane Mendes chegou à sede da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) animada para buscar o Vale Gás Social. Presidente da ONG Fênix Educarte, do bairro Guajiru, em Caucaia, na Grande Fortaleza, ela integra uma das 100 entidades vinculadas ao programa Mais Nutrição que estão recebendo o benefício. “Sabemos que o preço do gás de cozinha está muito alto e essa ajuda vai ser de grande valor para a gente fazer refeições mais fortes: sopa, feijão. A fruta vai ser o complemento”, brinca.

Com atividades educativas e culturais voltadas para crianças e adolescentes, a instituição passou a oferecer refeições em julho, quando foi selecionada no edital do programa. “Hoje estamos tendo a oportunidade de fornecer refeição ao final das atividades. A gente sabe da realidade, que muitas crianças iam para as atividades sem nada na barriga. Hoje é diferente, podemos dar uma fruta, uma sopa, é só melhoria”, comemora.

Cada entidade recebe dois tíquetes, que poderão ser trocados por recargas de botijões de gás até o dia 31 de janeiro próximo. As entregas iniciaram nesta quarta-feira (22) e seguem nesta quinta-feira (23), na SPS. Além destas remessas, outras 36 já foram entregues para as entidades do município de Barbalha, também atendidas pelo programa.

Gerente da Associação Pestalozzi de Fortaleza, Eliezer Carvalho também esteve na SPS para garantir o benefício. A ONG, voltada para pessoas com deficiência intelectual, oferece quatro refeições diárias para mães, assistidos e funcionários. “A associação não tem fins lucrativos e, como a gente sobrevive de doações, os tíquetes vão agregar muito na alimentação de nossos assistidos e nossas crianças”, explica.

Cristiane Gomes é presidente da Sociedade para o Bem Estar da Família (Sobef), que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no distrito de Mucunã, em Maracanaú. “O Vale Gás chega como um presente de Natal, vai ajudar demais”, comemora, contando que o benefício já tem destino garantido. “Ele vai ser voltado para nossa casa-abrigo. Lá as crianças tomam café da manhã, almoçam, jantam e têm todas as refeições”, completa.

Vale Gás Social

Criado pelo Governo do Ceará no início da pandemia de coronavírus, o Vale Gás Social agora é política pública permanente e contempla famílias em situação de vulnerabilidade social com a recarga gratuita do botijão de gás três vezes por ano. O benefício é executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).