Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara completa 19 anos mantendo excelência nos serviços

27 de dezembro de 2021 - 10:21 # # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e fotos

O HGWA foi fundado em 26 dezembro de 2002, com a finalidade de prestar serviços de saúde de qualidade em nível secundário aos usuários do SUS referenciados por hospitais públicos terciários do Ceará

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), celebrou 19 anos de fundação nesse domingo (26). A unidade de nível secundário, referência nos cuidados em saúde, completa quase duas décadas com certificação nacional em excelência – Nível 3, sendo a única do sistema público de saúde de Fortaleza com o título.

Para o diretor-geral do HGWA, Denys Briand, que participa da história do hospital desde seu início, o momento é de felicidade. “Fiz a primeira seleção do hospital. Os colaboradores têm um senso de pertença muito grande, no sentido de trabalharem em um local em que eles percebem que, nitidamente, o paciente está no centro do nosso cuidado. Que trabalhamos com qualidade, segurança, e isso também reflete nas nossas atitudes com os colaboradores. É o que me faz gostar de trabalhar e fazer parte dessa família chamada HGWA”, afirma.

Por mês, o HGWA realiza, em média, cerca de 700 internações. A unidade dispõe de 323 leitos operacionais. Durante a primeira e a segunda ondas de Covid-19, o hospital tornou-se referência em todo o Estado no tratamento da doença, recebendo diversos pacientes e ajustando o corpo clínico para atender à grande demanda.

HGWA realiza, em média, cerca de 700 internações por mês

O médico endocrinologista Francisco Saboya também atua no HGWA desde a sua fundação. Para o profissional, o sentimento é de orgulho por acompanhar o crescimento da unidade. “O carinho que eu tenho é como se eu tivesse ajudado o ‘Waldemar’ chegar onde ele está; coloquei meu tijolinho lá. O ‘Waldemar’ foi modelo, precursor de uma nova forma da saúde ser exercida no Ceará. Ele foi modelo para policlínicas, UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], ambulatórios e postos de saúde. Ele foi o vanguardista. Eu adoro e gosto de dizer que trabalho no ‘Waldemar Alcântara’”, pontua.

Nesta terça-feira (28), a data será celebrada com os colaboradores. Haverá sorteio, via Google Meet, onde serão distribuídos prêmios. Um mimo que simboliza os 19 anos do hospital também será dado aos profissionais.

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

O HGWA foi fundado em 26 dezembro de 2002, com a finalidade de prestar serviços de saúde de qualidade em nível secundário aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais públicos terciários do Ceará, com a visão de futuro de consolidar um modelo de gestão hospitalar inovador e pioneiro, tornando-se referencial de excelência na prestação de serviços de saúde no Brasil.

O corpo clínico da unidade é composto de médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos. Entre os serviços ofertados pelo HGWA, estão internações, cirurgias, consultas e exames.

O perfil dos pacientes do equipamento é composto, predominantemente, por idosos, em especial nas Unidades de Cuidados Especiais (UCE), AVC subagudo e Clínica Médica. O hospital também possui Clínica Médica, Pediatria, cirurgia, UTI Adulto, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e Neonatal. Entre as principais patologias atendidas, estão acidente vascular cerebral e infecções respiratórias.