Projeto e estudos ambientais de Terminal de Uso Privado no Porto do Pecém são apresentados em Audiência Pública

27 de janeiro de 2022 - 16:49 # # # #

Ascom Semace

Como parte da fase de licenciamento ambiental do Terminal Portuário de Uso Privado (TUP) da Nordeste Logística (Nelog), que deverá ser instalado em área do Complexo do Pecém, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu, nesta quinta-feira (27), uma audiência pública para a apresentação do projeto e dos estudos ambientais do empreendimento.

Realizada no auditório do Bloco de Utilidade e Serviços (BUS) do Complexo do Pecém, a audiência esclareceu dúvidas da comunidade local e de autoridades sobre o Terminal, que terá como objetivo promover a integração logística da Transnordestina Lógistica S.A – TLSA e da Ferrovia Transnordestina Logística S.A. – FTL S.A, com as modalidades de transporte rodoviário e aquaviário.

“Nosso objetivo é discutir, com toda a população cearense, os impactos e benefícios que o Estado pode ter com a instalação do projeto, além de esclarecer as dúvidas inerentes ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e ao Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento”, disse o gerente de controle ambiental da Semace, Waslley Pinheiro, que presidiu a audiência.

O processo de licenciamento do projeto está sendo conduzido pelo Complexo do Pecém, visando à obtenção da Licença Previa. “Estamos totalmente preparados para receber o TUP NELOG. Neste ano, o Porto do Pecém completa 20 anos e não temos dúvida de que seguiremos evoluindo”, pontuou Rebeca Oliveira, diretora de Relações Institucionais do Complexo do Pecém.

A Semace receberá, pelos próximos 20 dias, as respostas, por parte do empreendedor, aos questionamentos que ficaram pendentes na audiência.

Geração de emprego

O TUP Nelog ocupará uma área terrestre de 83,5 hectares, abrangendo quatro terminais para o transporte de minério de ferro, grãos agrícolas, fertilizantes e contêineres (carga geral). De acordo com José Roberto Correia Serra, diretor da NELOG, a expectativa é de que o empreendimento seja responsável pela geração de 2.000 empregos diretos na fase de obras, além de 6.000 postos de trabalho diretos e indiretos quando estiver totalmente operacional, em 2026.

“Nossa expectativa é iniciar as obras em 2023 e entrar na fase operacional plena em 2026, com os quatro terminais ativos. Além da geração de emprego, o TUP NELOG trará impacto significativo na arrecadação tributária do Estado e na movimentação do Porto do Pecém”, ressaltou José Roberto Correia Serra.

Para a audiência, foram convidados os prefeitos dos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru, que estão na área de influência do Complexo do Pecém. “É uma felicidade saber que mais investimentos estão vindo para a região. “Temos visto o cuidado que todos estão tendo com os impactos ambientais, para que eles sejam minimizados e que o crescimento da região favoreça a população local”, disse o prefeito de Paracuru, Wembley Gomes Costa.

Para o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Ferreira Teles, a geração de empregos será fundamental para a população local. “Saio da audiência feliz com essa questão da empregabilidade. Nossa ideia é que esses postos de trabalho fiquem na região e beneficiem os municípios próximos ao Pecém. Trabalharemos na capacitação da população para que possamos ter uma mão de obra qualificada e que atenda a demanda do Terminal”, afirmou.