CGE realiza auditoria interna de desempenho na Sefaz

31 de janeiro de 2022 - 17:33 # # #

Ascom CGE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) avançou em mais uma etapa no planejamento da auditoria interna de desempenho que vem sendo realizada na Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), com foco no macroprocesso de Monitoramento e Fiscalização do órgão.

A atividade está sendo realizada pela Coordenadoria de Auditoria Interna (Coaud) da CGE, que aplicou uma técnica de análise para identificar os cenários interno e externo, facilitando a elaboração do diagnóstico do macroprocesso Monitoramento e Fiscalização para a compreensão da equipe de auditoria sobre esse objeto.

“A análise nos auxiliará a identificar os riscos do macroprocesso, visando focar a auditoria em questões mais relevantes para Gestão da Sefaz”, explicou o orientador da Célula de Auditoria de Desempenho, Wescley Silva.

Vale ressaltar ainda que a CGE vem passando por um processo de modernização em suas atividades de auditoria interna, utilizando como metodologia de trabalho o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

“Essa auditoria na Sefaz é o primeiro trabalho que estamos realizando sob as diretrizes de atuação do modelo IA-CM, focando na melhoria de processos, nos aspectos de governança, gestão de risco e controles internos. Um diferencial da metodologia é interação direta entre os auditores e os gestores dos órgãos envolvidos. Isso nos auxilia bastante no desenvolvimento da atividade de auditoria interna”, fez questão de frisar o orientador.

“Para a articuladora da Coaud, Emiliana Leite, o planejamento de auditoria com base em risco é etapa fundamental para o sucesso da auditoria, visando o foco em assuntos mais relevantes para a gestão dos órgãos. Por isso, atualmente, é a etapa da auditoria interna que as equipes dedicam mais tempo de forma que possam construir conhecimento suficiente e adequado sobre o objeto examinado.”

A equipe responsável pela auditoria interna governamental na Sefaz é composta pelos profissionais que atuam na Coordenadoria de Auditoria Interna da CGE: Henrique Calezo, Ernani Lima, Wilma Marques, sob orientação de Wescley Silva.

Para que serve uma auditoria interna govenamental no setor público?

A atividade tem como principal finalidade contribuir com o aprimoramento da gestão pública, a partir do fornecimento de serviços de avaliação e de consultoria baseados em risco. Quer saber mais? Acesse o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna do Poder Executivo do Ceará.