Instagram da Sefaz-CE é o mais seguido entre as secretarias da Fazenda do Brasil
8 de fevereiro de 2022 - 15:03 #cidadãos #comunicação #educação fiscal #Instagram #serviços
Raquel Mourão - Ascom Sefaz-CE - Texto
O perfil oficial da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) no Instagram (@sefazceara) alcançou 32,7 mil seguidores, consolidando-se como o mais seguido entre as secretarias estaduais da Fazenda.
Produzido pela área de Comunicação da Fazenda, o canal traz um conteúdo leve e dinâmico sobre o dia a dia do Fisco Estadual. Segundo a orientadora da Célula de Comunicação Institucional do órgão, Imaculada Vidal, o perfil tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos às informações sobre os serviços e projetos realizados pela instituição.
“O Instagram da Sefaz funciona como uma ferramenta de transparência e diálogo com a sociedade. Criamos o perfil em 2019, no início da atual gestão. Desde então, buscamos nos aproximar, cada vez mais, da população, orientando os usuários e simplificando a rotina dos contribuintes. Além disso, temos como missão disseminar a educação fiscal, informando os cidadãos sobre temas do universo dos tributos e sua relação com a cidadania”, ressalta a gestora.
A publicitária e designer Rachel Lima, que integra a equipe responsável pelo gerenciamento das redes sociais da Sefaz, observa que o aumento do alcance das publicações se deu de forma orgânica, ou seja, sem impulsionamento pago. Segundo ela, a boa performance é resultado de uma frequência de postagem regular e do uso de estratégias de relacionamento com os diversos públicos da Secretaria – estudantes, contadores, contribuintes, advogados e sociedade em geral.
“O perfil apresenta um excelente crescimento, chegando à marca dos quase 35k seguidores em apenas três anos. Em relação ao engajamento, nossos posts de melhor desempenho dizem respeito a comunicados que impactam o dia a dia do contribuinte e divulgação de benefícios como descontos e parcelamentos para o cidadão. Nosso post com melhor repercussão alcançou uma taxa de engajamento de 22,17%, um percentual 11 vezes maior do que a média considerada boa para um post de perfil entre 20 e 100 mil seguidores, que é de 2,15%.”, diz Rachel Lima.
Além do Instagram, a Secretaria da Fazenda está presente no YouTube, no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. Todas as notícias e serviços estão disponíveis no site institucional.