Aprovado PL que institui Programa de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental no Ceará

10 de fevereiro de 2022 - 16:31 # # # # #

Ascom Sema

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nessa quarta-feira (9), Projeto de Lei (PL), de autoria do Executivo, que institui o Programa de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental no Ceará. O programa se encarregará da implementação de ações direcionadas à manutenção, à preservação, à conservação e à recuperação da flora do território cearense. O objetivo é ampliar a cobertura vegetal do nosso estado.

Segundo Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), todo um trabalho em articulação com municípios, ONGs, universidades será feito pela Sema. “Vamos estimular a criação de viveiros, capacitar viveiristas, aumentar a produção de mudas nativas e trabalhar também a educação ambiental, sobretudo com a participação dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs), distribuídos nos 184 municípios cearenses”, disse. O processo será iniciado em março, por ocasião da Festa Anual das Árvores 2022, será estabelecida uma meta de plantio de árvores em todo o Ceará.

A coordenadora, Doris Santos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), afirma que a aprovação do programa é um grande feito, pois vai contribuir para ampliar a área de cobertura vegetal do estado e todos vão ganhar. “Não somente a área que está sendo florestada, a partir da premissa que a ampliação dessa cobertura gera vários serviços ecossistêmicos”, afirma. “Com a implementação do PL, as ações de florestamento e reflorestamento tomam mais força e nós, da Sema, como corpo técnico, podemos garantir que essa nova política pública, seja de fato implementada”, completa. Doris lembrou que o Ceará está na Caatinga, e já sofre processos de desertificação.