PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

ZPE Ceará participa do 4º Fórum Brasileiro de ZPEs, no Piauí

14 de fevereiro de 2022 - 15:41 # # #

Áquila Leite - Ascom Complexo do Pecém

Primeira Zona de Processamento de Exportação a entrar em operação no Brasil e referência para todo o setor, a ZPE Ceará participou, nesta segunda-feira (14), do primeiro dia do 4º Fórum Brasileiro de ZPEs, que é realizado na cidade de Parnaíba, no Piauí. O evento segue até amanhã (15) e abordará diversos assuntos de interesse do setor, o que inclui um painel sobre o potencial do Hidrogênio Verde, que terá a participação da Free Trade Zone cearense.

Ao longo da manhã, a diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas, e o procurador jurídico da companhia, Bruno Marques, participaram de um encontro com representantes de 12 empresas administradoras das ZPEs brasileiras. Na ocasião, Andréa falou sobre a experiência da ZPE Ceará, que neste ano completará 9 anos de operação, e destacou as novas perspectivas de negócios.

“Para nós, é um prazer estar aqui para compartilhar nossa experiência e viver esse novo momento das ZPEs no Brasil. Com a chegada do novo marco legal, o setor ganhou flexibilidade e competitividade, tornando-se bastante atrativo para empresas dos mais diversos setores. O nosso Setor 2, por exemplo, está pronto para receber novos investimentos, com mais de 1.900 hectares”, disse.

A reunião também contou com representantes de Free Zones estrangeiras, incluindo membros da Katowice Special Economic Zone (Polônia) e da ZEE Stupino Quadrat (Rússia), além do presidente da Federação Mundial de Zonas Francas (Femoza), Juan Torrents; e do vice-presidente da Organização Mundial de Zonas Fracas (WFZO) e presidente de honra da Associação de Zonas Francas da América Latina (AZFA), Martin Ibarra. Ambos destacaram a importância de a legislação brasileira de ZPEs ter sido atualizada e aperfeiçoada.

Inauguração da ZPE Parnaíba

O primeiro dia do 4º Fórum Brasileiro de ZPEs também marcou a inauguração oficial da ZPE Parnaíba, a segunda a entrar em operação no Brasil. Durante a cerimônia, a secretária executiva do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Natasha Miranda, afirmou que o setor só tende a crescer no País e que a regulamentação do novo marco legal deve ser concretizada em breve, concretizando assim a reformulação de todo o setor.

“O novo marco legal foi um trabalho conjunto, construído com o esforço de todas as empresas administradores de ZPEs. Estamos trabalhando fortemente para que a regulamentação saia logo e concretize de vez essa nova política nacional. Os desafios continuam, mas juntos vamos vencê-los”, pontuou Natasha.

Painel sobre Hidrogênio Verde

Nesta terça-feira (15), a diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas, participa do painel “As ZPEs como instrumento para a consolidação da economia do Hidrogênio Verde no Nordeste Brasileiro”, a partir de 17h30. Para acompanhar a apresentação em tempo real, basta realizar a inscrição em: www.4forumbrasileirodezpes.com. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE).