“Engaja Cidadão” aborda trajetória do Centro de Memória da Fazenda nesta terça-feira (22)

21 de fevereiro de 2022 - 08:54 # # # # # # #

Ascom Sefaz Ceará - Texto e arte gráfica

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) promoverá, nesta terça-feira (22), às 10h, a 33ª edição do projeto Engaja Cidadão, com o tema “Cultura e cidadania fiscal: a trajetória do Centro de Memória da Fazenda”. O encontro, que marca o início da temporada de 2022, será realizado no auditório da Sefaz e transmitido pelo canal do órgão no YouTube.

Para debater o assunto, foram convidadas a historiadora e coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE), Cristina Holanda; e a também historiadora e analista de Gestão Cultural da Secult-CE, Carla Vieira. A mediação da conversa ficará a cargo da educadora em museus e coordenadora de exposições do Centro de Memória da Fazenda, Mariana Ratts.

“Nesta edição, vamos falar sobre a importância de um espaço de memória para a Educação Fiscal. Patrimônio e memória são temas-chaves que potencializam o debate da cidadania fiscal e da importância dos tributos, não apenas para alunos e professores das escolas que nos visitam semanalmente, mas para todos interessados em saber mais da história do nosso estado”, ressalta Mariana Ratts.

Engaja Cidadão

O projeto Engaja Cidadão foi criado pelo Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE) com a finalidade de promover debates de temas como função social do tributo, orçamento público, educação para a cidadania, papel do servidor cidadão, juventude, protagonismo político, entre outros.

Centro de Memória da Fazenda

O Centro de Memória da Fazenda é um espaço de preservação do patrimônio histórico e cultural da Secretaria da Fazenda. Reinaugurado em setembro do ano passado, o equipamento expõe o acervo da Sefaz, que reúne mobiliário, fotos, documentos, livros e objetos de valor histórico; alguns do início do século 19.

O Centro de Memória funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com a última entrada às 16h. Para ter acesso ao local, o usuário deve fazer o agendamento prévio pelo e-mail: centrodememoria@sefaz.ce.gov.br. A entrada é gratuita.

Serviço

“Cultura e cidadania fiscal: a trajetória do Centro de Memória da Fazenda”
Data: 22 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório da Sefaz (Av. Alberto Nepomuceno, nº 6, Centro, Fortaleza-CE), com transmissão pelo canal Sefaz Ceará no YouTube.